O prefeito Ronnie Mello assinou na tarde desta quinta-feira (14) o termo que firma parceria com a RGE no projeto “Arborização mais Segura”.
O consultor e engenheiro ambiental, Fabrício Steffens, explicou que no projeto a Prefeitura não realiza qualquer investimento. “O município participa na liberação das áreas em que será realizada a arborização”, explicou.
Os principais objetivos do programa envolve a obtenção de uma maior segurança à população, diminuindo o risco de quedas de árvores; na melhoria de indicadores de fornecimento de energia; em benefícios de arborização adequada (sombreamento, temperatura, retenção de umidade e paisagismo) e em ações de educação ambiental nas escolas.
O coordenador de operações da RGE Sul, Leandro Cunha, salientou que a proposta visa ainda estabelecer e fortalecer parcerias com a Prefeitura no sentido de revitalizar a área urbana por meio da substituição de árvores de espécies de porte inadequado.
Segundo os dados da RGE Sul, atualmente são gastos R$ 10 milhões para a realização de podas. “Com esse dinheiro e o estudo do projeto, seria possível revitalizar inúmeras áreas do município”, ressaltou Pires.
Uruguaiana é uma das dez cidades do Rio Grande do Sul com maiores riscos de interferência na rede elétrica.
A diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Sheilla Ripoll, comentou a satisfação de estar participando deste projeto que irá trazer melhorias para o ambiente de Uruguaiana. “Esse projeto gera inúmeros benefícios, principalmente em médio prazo, pois Uruguaiana estará contando com um número maior de árvores e mudas adequadas para cada região”, finalizou.
O Prefeito disse que essa é uma etapa importante para o município. “Fico feliz em participar desse momento, pois sei dos benefícios que uma arborização mais segura gerar ao nosso município”, completou Ronnie Mello.