Com o objetivo de aprofundar a construção reflexiva, considerando a instituição escolar como organização complexa, que tem como fim a educação integral dos educandos, foi realizado, durante dois dias, o Seminário de Educação “Educar para transformar”, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDE).
A atividade proporcionou aos participantes (professores da rede pública municipal de ensino), um espaço de acolhida dos saberes, das vivencias e das potencialidades de cada um, garantindo os direitos de aprendizagem. Conforme o secretário Emérson Barreto Ortiz, o evento foi uma importante oportunidade de reflexão a cerca das contribuições da neurociência e das inovações pedagógicas na construção do processo de ensino-aprendizagem.
No primeiro dia, o tema tratado foi “As contribuições da neurociência para a aprendizagem”, em palestra ministrada pela professora Adriana Erion Carlosso, pedagoga, formada pela Fundação Educacional de Alegrete e docente do ensino público há 27 anos. No segundo dia da programação foi abordado o tema “A inovação pedagógica na formação acadêmico-profissional dos professores da Educação Básica”, tendo com palestrante a professora Ellena Maria Biling Mello, formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cruz Alta, professora e pesquisadora.
Na ocasião houve o intercâmbio de experiências possibilitando aos participantes a percepção de novas ideias para serem trabalhadas dentro das suas instituições e aplicadas em sala de aula.
A programação reuniu cerca de 400 pessoas no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.