Buscar avanços ainda maiores para o desenvolvimento do trabalho conjunto que já vem sendo realizado foi o principal pilar tratado durante encontro realizado esta semana no salão de atos do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
O encontro integração ensino-serviço serviu para que fossem apresentados os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em parceria entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, expôs o quadro atualizado do que vem sendo feito na esfera administrativa, viabilizando projetos e programas que visam atender à população na área da saúde pública, principalmente. Mello salientou a importância que a administração municipal dá à saúde em todos os seus estágios.
O encontro reuniu representantes da Reitoria da Instituição de ensino superior, da Direção do Campus e do Curso de Medicina; do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é proporcionar ao sistema atualmente colocado à disposição da população melhorias ainda mais importantes para que a comunidade local possa ser ainda melhor assistida em suas demandas.
O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, reiterou o interesse da instituição em dar continuidade no processo de melhoria cada vez maior na integração entre as partes.
Reforçar o compromisso em melhorar ainda mais a parceria já existente entre os mecanismos de funcionamento no processo de estágios dos acadêmicos de Medicina, por exemplo, foi um dos itens trabalhados durante o encontro e que deverá ser ainda mais desenvolvido, principalmente junto às Estratégias de Saúde da Família (ESF´s) mantidas pela Prefeitura Municipal. A secretária municipal de Saúde, Thais Aramburu, endossou esse compromisso, enfatizando que o modelo que vem sendo adotado em Uruguaiana busca atender a demanda da comunidade, bem como proporcionar aos estudantes uma formação de qualidade, sendo um complemento fundamental ao curso de Medicina. “Estreitar esses laços de relacionamento com o Campus, tendo como meio para que isso aconteça o atendimento de qualidade à Comunidade passou a ser efetivamente parte do nosso trabalho, fazendo com que o nosso compromisso nessa parceria seja ainda mais importante”, observou a Secretária.