O Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na segunda quinta-feira de março foi lembrado pelo Hospital da Santa Casa de Caridade, junto à Clínica Renal Municipal neste 14 de março. A equipe de profissionais que atende no setor informou aos visitantes sobre os fatores de risco e a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC).
Uma programação especial foi desenvolvida também por alunos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), residentes da Saúde Coletiva que realizaram testes de saúde e divulgaram formas de prevenção à DRC.
Na recepção da Clínica Renal aconteceu uma cerimônia reunindo pacientes, acompanhantes, transplantados e visitantes. O médico Estevão Poetine relacionou a importância dos cuidados com a saúde, principalmente às direcionadas com a DRC. Conforme o especialista, no ano passado, 5.983 transplantes foram realizados no Brasil. No Rio Grande do Sul esse número chegou a 585. De Uruguaiana, oito pessoas foram transplantadas em 2018, quatro casos no Hospital das Clínicas e outros quatro no Hospital da Santa Casa de Porto Alegre. Hoje, no município, 42 pacientes realizam sessões de hemodiálise. O serviço é mantido pelo Município que repassa mensalmente R$ 120 mil para o Hospital da Santa Casa de Caridade que realiza o serviço.
Presente ao evento, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, disse que a manutenção do trabalho junto à Clínica Renal é um compromisso que vem sendo cumprido desde o início de sua gestão administrativa. “Nossa administração tem dado prioridade para a saúde e a Clínica Renal faz parte inteiramente desse contexto”, explicou. “E continuaremos com essa dinâmica de atender aos interesses do povo uruguaianense”, finalizou.
Participou do evento, a médica Paola Araújo, primeira-dama do município, que acompanhou o trabalho desenvolvido pela equipe da Clínica Renal.