Na oportunidade, o Prefeito sancionou a Lei de autoria do vereador Irani que garantiu a realização de correções no Brasão de Uruguaiana.
Foram modificadas pela Lei as cores dos leões (rompentes) e da faixa abaixo do Brasão. Os leões que eram brancos foram alterados para a cinza em lembrança ao tom prata (designação na heráldica); as três faixas brancas que representavam o Rio Uruguai foram alteradas para prata. Também foi modificada a grafia existente no Brasão: “Medalha da Rendição de Uruguaiana”, pois o Município nunca se rendeu. O que houve foi à rendição dos paraguaios em Uruguaiana.
Sabe o que significa os elementos do nosso Brasão?
- As duas lanças de ouro cruzadas, significam a fundação da cidade durante o período farroupilha;
- No segundo quartel, a Medalha da Rendição em Uruguaiana, de ouro, significa a rendição das tropas paraguaias na Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida em Uruguaiana; - No terceiro, uma corrente de prata, partida, significando a libertação dos escravos, em Uruguaiana, quatro anos antes da Lei Áurea;
- No quarto, três faixas ondeadas de prata, simbolizando o Rio Uruguai, que deu o nome a cidade.
- Tem ainda a Coroa Mural de cidade, com cinco torres de prata.
- Como suportes, dois leões de prata, armados e lampassados, significando a situação excepcional do Município, lindando com dois países americanos.
- Também listel de prata, com o nome da cidade e a data de sua fundação, 24.2.1843.