Destaque no esporte, João Derly foi o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de judô na categoria principal, em 2005. Tornou-se, dois anos depois, bicampeão. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, conquistou medalha de Ouro. Posteriormente, elegeu-se vereador em Porto Alegre e, depois, deputado federal.
No Congresso, apresentou como pautas prioritárias a defesa dos direitos dos trabalhadores, políticas públicas para esporte, investimentos em educação e defesa da juventude. Autor na nova lei de incentivo ao esporte, presidiu a Frente Parlamentar do Esporte. Desde o início do ano responde pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.
Neste sábado (25), o Secretário estará em Uruguaiana, falando dos projetos da pasta e, principalmente, sobre os investimentos do Programa Pró-Esporte RS. O encontro ocorre a partir das 14h30min, no Salão de Atos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), rua Padre Anchieta, 2975. Devem participar do evento, desde representantes de entidades esportivas, passando por técnicos da área e professores ligados ao esporte até a comunidade esportiva interessada no assunto. “É importante ressaltar que o Pró-Esporte RS segue aberto. Não foi extinto com a separação das áreas Esporte e Lazer, Turismo e Cultura”, salienta Derly.
Os interessados em inscrever seus projetos no programa devem entrar no site https://www.proesporte.rs.gov.br/, onde poderão acessar todas as informações necessárias para se candidatar ao Pró-Esporte RS, que atua por meio de duas ferramentas – a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), vinculada ao ICMS, e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte, realizado por meio de editais.