Esse é o principal objetivo dos integrantes da Banda Municipal de Uruguaiana que estarão entre 10 e 11 de agosto, na cidade de Xangrilá, disputando o Campeonato Estadual, promovido pela Agência de Bandas do Litoral Norte.
Em 2018, em Osório, município localizado na região litorânea do Rio Grande do Sul, a Banda Municipal conquistou o mais alto lugar do pódio, nas categorias Musical Juvenil, Percussão Juvenil e Marcial Sênior. “Essas conquistas foram inéditas para Uruguaiana”, disse o maestro da Banda, o músico Gediel Fagundes.
Conforme ele, o concurso é o maior da região Sul, reunindo representações de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, são 80 bandas que estarão reunidas no concurso, para um público estimado em quinze mil pessoas em cada um dos dias de realização da disputa.
A Banda Municipal de Uruguaiana estará representando o município no certame contando com 50 integrantes, nas categorias “Musical Juvenil de Marcha”, “Percussão Juvenil” e “Percussão Sênior”.
Atualmente com sua sede junto à Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II, a Banda Municipal de Uruguaiana atende a alunos que participam de atividades de formação na área de música de câmara instrumental em caráter inicial com instrução técnica no instrumento, solfejo, teoria musical, ordem unida, moral e cívica.
As aulas são ministradas durante três dias por semana. A atividade é gratuita. Crianças carentes ou portadoras do cartão bolsa família tem preferência para comporem o quadro.
Além dos títulos do ano passado também trouxe para Uruguaiana o troféu Romildo Bolzan Júnior, como maior destaque das apresentações e o troféu Maicon Nunes, de Mor de Comando Sênior.
A Banda é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.