O evento registrou a chegada do fogo simbólico à pira da pátria, trazido pelas mãos da unidade do Centro Operacional de Treinamento de Esportes Radicais, o COTER, do Exército Brasileiro.
A centelha ainda transitou com integrantes da Liga da Defesa Nacional, até ser entregue ao prefeito Ronnie Mello, que, juntamente com o professor Luiz Machado Stabile e o Comandante Ricardo José Nigri, fizeram o acendimento oficial da pira.
O ato solene registrou a presença de diversas autoridades civis e militares, além da clara participação popular. Na oportunidade, o prefeito Ronnie Mello aproveitou para discursar acerca das dificuldades nas quais o país se encontra, mas lembrou que o momento é de mudança: “Tivemos um ano muito complicado, de muitos desastres, mas nestes momentos conseguimos identificar significativas atitudes de heroísmo que ficaram no anonimato.
Pois que aprendamos com esses heróis, a tentarmos fazer a diferença na vida dos outros diariamente. Essa é a nossa missão enquanto cidadãos”, bradou o Prefeito.
Logo após os discursos, homenagens e reprodução do hino nacional pela fanfarra da 2ª Brigada Militar, foi registrado o início da guarda da pira pátria, que ficou a cargo dos Escoteiros de Uruguaiana pela manhã, e pela Igreja Cristo Vive à tarde.
Ao longo da semana, até o dia 7 de setembro, a secretaria de Educação do município organizará um rodízio de guarida para a chama.