Na manhã de domingo, dia 29, um grupo de historiadores composto por paraguaios, uruguaios e argentinos, esteve de passagem por Uruguaiana, com o objetivo de angariar e estudar mais informações sobre a Guerra do Paraguai. A comitiva foi recebida pela Diretora de Cultura do município, Maiza Pereira Jacques, juntamente com o historiador Carlos Fonttes, que aproveitou a oportunidade para explanar aos convidados sobre o movimento da Retomada em Uruguaiana, ocorrido durante o período da Guerra do Paraguai.
A atividade fez parte da programação do “Encuentro Internacional de Historiadores sobre la Guerra del Paraguay - Guerra Guazú - Guerra Grande de la Triple Alianza”, que teve sua programação iniciada no sábado, na cidade vizinha de Paso de los Libres (ARG).
O roteiro da visita dos historiadores em solo brasileiro contemplou passagens pelo Centro Cultural Dr. Pedro Marini, Praça Barão do Rio Branco, Biblioteca Municipal Luiz Veppo, Museu Raul Pont, Museu do Rio Uruguai e o Obelisco, marco histórico do episódio da Retomada em Uruguaiana.