A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH) e a Escola Técnica de Profissões Exattus, rendeu benefícios para um grupo de trinta alunos atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Uruguaiana.
Ao longo de três meses, os jovens participaram do Curso de Qualificação Profissional para o Primeiro Emprego. Ao todo, foram 28 estudantes atendidos que concluíram o curso e receberam certificação em cerimônia realizada na quarta-feira (2), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, que contou com a participação do prefeito Ronnie Mello. Ao dirigir-se aos formandos, o Prefeito salientou a importância do ato, que representa avanços substancias ao atendimento ao público alvo.
Lembrou ainda que a responsabilidade de cada um aumenta à medida em que o mercado de trabalho a cada dia se torna ainda mais exigente. “Além de possibilitarmos o acesso dos alunos a esses cursos, é importante lembrar que cada um deve querer aquilo que almeja e buscar seus objetivos”, observou.
Além dos instrutores da Exattus, também uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação participou diretamente do trabalho de formação dos alunos do curso. Compõem o quadro de técnicas Elinar Almansa Stracke, Flávia Irala Khun, Cristiane Lima, Sheila Oliveira, Ana Cristina Miquelli
Larissa Labreia, Márcia Freitas, Tânia Pereira, Nádia Russi e Josiane Ramos
Entre as atividades abrangidas no curso estiveram Marketing Pessoal, com abordagem em pontualidade, responsabilidade, aparência, imagem, postura, trabalho em equipe, ética e valores; Vendas, com abordagem ao cliente, atendimento, cordialidade, marketing e público; Administrativo, com receitas, despesas, custos, funcionários, pagamentos, controles, investimentos, gestão e liderança; Informática básica, com componentes do computador, ferramentas essenciais, configurações do Windows, internet, programas do officee; além de entrevista de emprego e elaboração de currículo.
Ao final dos trabalhos, treze alunos foram selecionados para o curso de informática empresarial, segundo o diretor da escola Exattus, Geovane Cravo.
Concluíram o curso: Cristhofer Ferreira, Maria Luiza Morais, Patrick Souza, Jonathan Santos, Ariane da Silva, Sandro Nunes, Vitória Nascimento, Mauren Ajala, Thiago Suarez, Leonardo de Britto, Kauã Cardinale, César Fernandes, Bruno Otanha, Letícia Grilo, Vítor Dornelles, Kátia Ibaldi, Ana Luiza da Silva, Adria Latifa Santos, Maria Eduarda Soares, Gustavo Astrana, Laion dos Santos Machado, Davi Salbego, Diego Moura, Walled de Souza, Luiz Eduardo Roballo, Darla Barreto, Weslley dos Santos e Fernando Machado.
Integraram a mesa de trabalhos, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha; a primeira-dama, Paola Araújo; e o bispo diocesano de Uruguaiana, Dom José Mário Angonese.