Em contagem regressiva para a 43ª Feira do Livro, a organização do evento vem desenvolvendo pré-feiras para divulgar e difundir o evento principal que se inicia no dia 30 de novembro. O objetivo da comissão organizadora é levar a Feira do Livro às comunidades, principalmente, através das escolas. Para isso desenvolveu uma fórmula de pré-Feira, um mini-evento realizado em períodos sazonais, divididos entre as estações do ano.
No dia 25/5 aconteceu a primeira pré-Feira de Outono, realizada na EMEF Moacyr Ramos Martins. Já a de Inverno, ocorreu na EMEB General Osório em 24/8. Agora é chegada a vez de desenvolver a pré-Feira de Primavera, que terá duas edições em Outubro. A primeira no dia 18, a realizar-se na EMEB Alceu Wamosy, e a segunda no dia 19, que terá a EMEF Cabo Luiz Quevedo como anfitriã. A proposta das pré-Feiras consiste num evento multicultural de menor proporção, porém de igual natureza e mobilização.
As duas oportunidades contarão com a participação do artista e vivandeiro da empresa Roger Castro Eventos, Matheus Alves, que trará o Dr. Diclofenaco Lopes Neto, com intervenções literárias e animação cultural. Haverá também uma apresentação teatral dos grupos Pequeclown e Eu Teatro, Tu Teatras?! O Sábado ainda contará com a animação musical de Arthur Rilo e da Banda Municipal de Uruguaiana.
“Com essas pequenas reproduções da Feira estamos conseguindo chegar às pessoas que não tinham acesso ao nosso evento. Nosso objetivo é levar a Feira do Livro às comunidades, para que todos tenham acesso a esse mundo mágico do entretenimento e do aprendizado”, reiterou o prefeito Ronnie Mello.
“Estamos escrevendo a feira... a cada estação, um novo capítulo. Para conseguirmos escrever uma história bonita, precisamos do maior número de mãos possíveis, por isso a importância da participação popular”, concluiu a Diretora de Cultura do município, Maíza Jacques.