05 NOV 2019
Californiando reúne nomes da música nativa do Estado

O primeiro encontro de nomes importantes do nativismo gaúcho, denominado “Californiando”, foi realizado neste final de semana, no Foyer do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo. O objetivo, segundo a direção da 41ª Califórnia da Canção Nativa do Estado do Rio Grande do Sul, é divulgar ainda mais a realização do festival que acontece entre os dias cinco a sete de dezembro, no Teatro Municipal.

Os convidados desta edição do programa, transmitido via plataformas digitais foram os músicos Francisco Alves e João Quintana Vieira, acompanhado do grupo Parceria (Henrique Bagesteiro, Vaine Vieira e Daniel Dávila). Também participaram do evento o coordenador da 41ª Califórnia da Canção Nativa, Ivoné Emílio Colpo; e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Carlos Delgado e Anderson Menezes.
As próximas edições do programa serão realizados na Praça Barão do Rio Branco, sempre aos domingos, a partir das 10h.

Jurados da 41ª Califórnia são conhecidos
Nesta segunda-feira (4), a direção da 41ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul tornou pública a composição do grupo de jurados do festival deste ano.A Comissão Julgadora é composta de cinco membros, de reconhecidos dotes para a criação poético-musical, análise ou crítica, e que se atenham às proposições deste regulamento. Conforme o coordenador do corpo de jurados, Lourival Araújo Gonçalves, fazem parte da comissão que atuará também na triagem das 24 músicas que deverão ser selecionadas: o jornalista Juarez Fonseca, crítico musical; o professor de música Daniel Morales, da UFSM; o professor José Édil de Lima Alves, escritor e presidente do Conselho Estadual de Cultura; o músico Oscar dos Reis e o cineasta Henrique Freitas Lima, advogado e filho do realizador da 1a. Califórnia.
A Comissão Julgadora escolherá quatorze canções inscritas por autores regionais e 10 canções inscritas por autores locais, entre as demais inscritas. Além das 24 canções selecionadas serão escolhidas mais 4 em ordem classificatória na condição de suplentes, 2 regionais e 2 locais. Os compositores e intérpretes das 24 composições selecionadas terão até o dia 30/11/2019, para enviar as autorizações para publicação em CD/DVD, bem como sua divulgação em jornais, rádio, televisão e internet.Os trabalhos deverão ser enviados até a data de 22/11/2019, à 41ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul (cdacancaonativa@gmail.com).

A inscrição implicará na autorização para gravação e comercialização dos trabalhos gravados em discos, CDs e vídeos, reservados os direitos previstos em lei, bem como a edição, comercialização de partituras musicais, utilização das gravações e fotos das apresentações, como material de divulgação, sem ônus para o evento. No dia 25 de novembro, a Comissão Organizadora divulgará a relação das 24 (vinte e quatro) músicas classificadas e as 04 (quatro) suplentes (14 regionais e 10 locais).