12 FEV 2020
Programa de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis aborda nova didática

Ocorreu na manhã, desta segunda-feira (10), em Porto Alegre, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, o lançamento do projeto Tecnologias Sociais Inovadoras de Educação e Saúde para a Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids em Jovens, promovido pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e a Unesco no Brasil.

Na oportunidade foi demonstrada a importância da utilização de novas metodologias para trabalhar a prevenção destas infecções entre jovens, já que o estado do Rio Grande do Sul é uma das regiões com maior incidência de infecções por HIV. O programa selecionou 21 municípios participantes que deverão desenvolver, basicamente entre os adolescentes, a abordagem de prevenção destes agravos de uma forma mais dinamizada, reciclando as didáticas mais antigas, trazendo a produção de materiais informativos mais atualizados, intervenções interativas e teatros fóruns, além de selecionar jovens em cada município para que sejam multiplicadores desta semente de combate e prevenção. Num futuro próximo o projeto visitará os municípios participantes a fim de realizar as capacitações desejadas.

Participaram do lançamento o governador Eduardo Leite, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, assim como representantes dos 21 municípios abrangidos pelo projeto. Uruguaiana esteve representada pela servidora da Secretaria de Saúde, integrante do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e do Centro de Testagem e Aconselhamento, a bióloga Taiane Acunha Escobar.