A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH) realiza neste sábado (27), das 8h às 14h, o drive-thru da Campanha do Agasalho 2020.
O ponto de coleta de roupas, calçados e cobertores será em frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, na rua XV de Novembro, 1844.
A Campanha do Agasalho 2020 tem o tema “Não posso te abraçar, mas posso te aquecer”.
Por conta da pandemia, a mobilização começou de forma diferente, a partir do lançamento virtual do projeto. Mesmo assim, doações também estão sendo recebidas da forma tradicional, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, com a entrega de agasalhos, calçados e cobertores. “Recebemos todos os tipos de doação, porém é importante que estejam em condições de uso e que os calçados tenham o seu par correspondente”, ressaltou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão.
Roupas também passam por quarentena
Virtualmente as pessoas estão tendo a possibilidade de doar através de um aplicativo disponibilizado gratuitamente pela empresa Mais Delivery. Basta baixar o aplicativo no celular para que seja realizado o cadastramento e a opção para que as equipes de recolhimento possam fazer a coleta dos donativos no endereço das pessoas que doaram.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, as peças doadas passam por uma quarentena antes da distribuição. Elas ficam durante duas semanas em local arejado e ensolarado, para que então sejam triadas e embaladas. A necessidade maior é de roupas limpas, em bom estado e que possam ser usadas logo.
Serão beneficiadas pessoas cadastradas nos vários programas sociais desenvolvidos pela SEDESH, principalmente aquelas do CadÚnico. A distribuição será realizada junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), sob a coordenação de suas direções.
Cadeia de transmissão solidária
No sábado pela manhã, uma rede de rádios desenvolverá o trabalho de motivar a doação de peças. O evento reunindo as emissoras 96 FM, Charrua AM/FM, Líder FM e São Miguel AM, contará com os locutores responsáveis pelas principais vozes das rádios, que durante duas horas estarão animando uma programação transmitida ao vivo do local do drive-thru. “A ideia é reprisarmos o que foi feito no mês de maio, quando conseguimos sensibilizar a comunidade para doar alimentos que foram transformados em cestas básicas destinadas a atender as famílias mais carentes da cidade”, lembrou o radialista Paulo Santana, um dos profissionais que estará trabalhando junto à campanha. A rede de rádios acontece das 10h às 12h.
Envolvimento
Para estimular ainda mais o envolvimento da população na Campanha do Agasalho, uma live, com a participação do cantor uruguaianense Victor Piaz, será transmitida on-line para que as pessoas possam realizar suas doações através da utilização do código QR, facilitando ainda mais para quem quiser participar da ação solidária. O show apresentado de forma remota terá a participação de convidados especiais que participarão via internet da apresentação. A transmissão inicia a partir das 20h e será compartilhada através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
O quê: drive-thru de arrecadação Campanha do Agasalho 2020
Quando: sábado (27/6), da 8h às 14h
Onde: em frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa