06 JUL 2020
Município inaugura Posto de Saúde no João Paulo II

Foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (3), o novo posto de saúde do Conjunto Habitacional João Paulo II. O local, que foi fechado em 2019 devido a questões estruturais, agora foi ampliado em 173 m² e reformado em 131 m² (sua antiga área). O projeto da obra foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e executado por empresa licitada. A concepção da obra foi projetada durante a gestão de Celso Duarte, secretário de Saúde à época, e agora efetivada sob a tutela da secretária Lilian Stumm.

Durante o período de desenvolvimento das obras, os serviços de saúde vinham sendo prestados no Centro Comunitário do Conjunto Habitacional, que foi totalmente adaptado para receber os pacientes. Antigamente os pacientes eram atendidos em consultórios improvisados, hoje a realidade é bastante diferente: salas modernas, equipamentos novos e prédio com sustentabilidade ambiental. “Nosso posto está preparado para atender, de forma qualificada, uma população de quatro mil habitantes, o que seria cerca de 250 atendimentos por semana”, registou a Secretária.

O Posto de Saúde do João Paulo II, comumente chamado de Estratégia de Saúde da Família (ESF) 19, oferece acolhimento à população, além de atendimentos domiciliares e ações educativas. Os serviços são desenvolvidos por um profissional médico, um enfermeiro, três técnicos, uma nutricionista, e ainda conta com dois acadêmicos residentes da Unipampa.

Segundo o prefeito Ronnie Mello, com a reforma a ESF 19 ganhará consultório odontológico, sala de vacina e uma sala de esterilização. “A ampliação dos serviços era um dos nossos principais objetivos. Antes, os moradores tinham que buscar outras Estratégias de Saúde da Família para terem acesso a serviços fundamentais como a vacinação, por exemplo”, disse o Prefeito.

Além do Prefeito também estiveram presentes no ato simbólico de inauguração, o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, os secretários de Saúde, Lilian Stumm e José Salgueiro Saldanha, o vereador Fernando Tarragó, representando a Câmara Legislativa Municipal, e líderes comunitários da localidade. “Enquanto profissional da área da saúde, além de cidadão uruguaianense, vibro e me orgulho com este ato. Esta é mais uma demonstração de preocupação do Município em ampliar ainda mais a cobertura e amparo assistencial de saúde à sua comunidade”, completou o vereador Tarragó.

O posto do João Paulo II já realizava coleta de exames laboratoriais e testes do pezinho e assim o seguirá fazendo. Uruguaiana possui hoje 17 postos de saúde à disposição da população.

Fonte: ascom