27 JUL 2020
Descarte irregular de lixo: atitude irresponsável é recorrente no município
Com o apoio da SEGTRAM os infratores foram autuados em flagrante e responderão por crime ambiental com medidas administrativas

No final da tarde de quinta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA) foi acionada por denúncia para atender um registro de descarte de lixo irregular. Com o apoio da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SEGTRAM), os infratores foram autuados em flagrante e responderão por crime ambiental com medidas administrativas. O processo também será encaminhado ao Comando Ambiental onde serão adotadas as providências criminais.

Este é mais um episódio que tem ocorrido com freqüência em nossa cidade: o despejo irregular de lixo em locais inapropriados, além de recorrente, é criminoso. As equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (SEMIUR), além da SEMA, têm se deparado com tais atitudes diariamente, porém sem a possibilidade de identificação dos autores.

Diante destes acontecimentos, a secretária adjunta da SEMA, Sheila Ripoll, orienta para a destinação correta dos dejetos. Segundo ela, seria de extrema importância que uma parte majoritária da população realizasse a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo para futuro reaproveitamento do material, contribuindo para uma sociedade mais sustentável. “Para os recicláveis existem as cooperativas de Uruguaiana, que a partir do lixo descartado dão origem a um novo produto ou matéria-prima. A população deve estar atenta para a higienização necessária dos rejeitos e também aos dias e horários do recolhimento deste lixo específico”, explica a Secretária.

Já o secretário adjunto da SEMIUR, Claudiomiro Pereira, informa que os dejetos encontrados com maior freqüência, nos mais diversos locais, inclusive no Centro da cidade, são galhos de árvore e mobílias. Nestes casos, a secretária Sheila orienta que os materiais sejam quebrados em diversas partes e colocados em bolsas para remoção pela empresa concessionária. “Existe ainda a opção de o munícipe acionar uma empresa privada que realiza o recolhimento de resíduos vegetais de poda, similares aos que são recolhidos pelos Cata Entulhos. A diferença é que o material é triturado para posterior utilização como adubo”, informa.

Outro produto que necessita de um descarte adequado, visto o potencial de prejuízos ambientais que tende a causar, é o óleo de cozinha. Segundo a secretária Sheila, este produto tem o ponto de coleta designado no Mercado Público, que é posteriormente levado para a cidade de Horizontina para reaproveitamento enquanto combustível renovável.

A Prefeitura Municipal insiste na conscientização e compreensão por parte da população. Ajude a manter uma Uruguaiana limpa e ordenada. Descarte o lixo no lixo ou, nestes casos, nos locais apropriados.