Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (10), o governador Eduardo Leite divulgou que a região de Uruguaiana continuará com a classificação de bandeira laranja durante a semana de 11 a 17 de agosto, conforme o programa de distanciamento controlado. A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) apresentou ponderações em seu recurso que foram aceitas pelo Governo do Estado, definindo a manutenção da bandeira laranja.
Um dos itens salientados pelo Governador em sua live de atualizações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS, foi de levar em consideração que a região teve uma diminuição de óbitos (dez para dois) e a manutenção ainda de um nível baixo de hospitalizações (era 4,66, agora é 6,66). “Entendemos que os indicadores atuais não sejam suficientes para alterarmos a classificação da região para bandeira vermelha”, disse Leite.
O Governador salientou ainda que o aumento no número de hospitalizações (de 21 para 30), o que representa um acréscimo de 43% no índice, não seja suficiente para a alteração de bandeira. “A capacidade hospitalar da região ainda é alta, sendo de 1,65% de leitos livres para cada leito ocupado por paciente Covid”, lembra.