Uma série de ações será desenvolvida junto à Praça Barão do Rio Branco nos próximos dias, buscando a melhoria das condições de apresentação das espécies de árvores que compõem o belo visual do logradouro.
Todas as atividades serão desenvolvidas sob a responsabilidade da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contando com o acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal. A ideia é a executar o trabalho de ornamentação, poda e troca de árvores.
A entidade, que congrega os comerciantes locais, assumiu a manutenção da Praça Barão do Rio Branco em novembro de 2017, através do projeto “Adote uma Praça”, de autoria do vereador Carlos Delgado. De lá para cá, a entidade juntamente com algumas empresas associadas iniciou o processo de revitalização da infraestrutura da principal praça da cidade, com a reforma de bancos, calçadas, meio fios, monumentos, além da manutenção diária no local, com a poda de árvores e corte da grama.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, o biólogo Maykol Garcia Goulart, inúmeras espécies de árvores serão podadas ou adequadas à ornamentação ideal para a praça, que mesmo interditada por conta da pandemia da Covid-19, continua recebendo uma atenção especial tanto do Poder Público, quanto da entidade responsável pela sua adoção. Uma dessas árvores será retirada, pois apresenta sua base comprometida. “Na próxima semana essa espécie que está seca será trocada por uma planta nova”, explica o Secretário.
Recentemente, através de uma ação da CDL, o lago existente na área próxima ao monumento em homenagem à Mãe, um dos espaços mais visitados da Praça, foi totalmente limpo por uma equipe de zeladoria.