19 ABR 2021
Prédios e área da cabeceira da Ponte Internacional são cedidos à Prefeitura
Executivo Municipal vai revitalizar a praça e usar prédios como sedes administrativas
A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) cedeu à Prefeitura Municipal de Uruguaiana os dois prédios e a área que fica no entorno da cabeceira da Ponte Internacional. A confirmação veio a partir de uma publicação no Diário Oficial da União e o anúncio foi feito pelo prefeito Ronnie Mello nesta sexta-feira (16/4). Os imóveis vão ser usados pelo Executivo Municipal como sedes administrativas. Na área do entorno, a Prefeitura vai recuperar e revitalizar a praça para a comunidade poder desfrutar do local que comporta vista pro Rio Uruguai.
O espaço total da cessão é de 6.470m² com benfeitoria – correspondente a área dos dois prédios – de 1.212m². Cada prédio tem dois andares. Os locais, que recentemente pertenciam à Receita Federal e até 2020 eram usados como depósito, já tinham sido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e também usados como sede da Aduana Brasileira.
De acordo com a Prefeitura Municipal, os imóveis ficam em ponto estratégico para desenvolver, principalmente, pautas relacionadas ao turismo. Além disso, é também uma forma de recepcionar os turistas que chegam a Uruguaiana por essa entrada. A área onde será construída a praça, entre o Tênis Clube Rio Branco e os pilares da ponte, oferece boa estrutura e uma ótima vista para o Rio Uruguai. Além disso, a iniciativa vai complementar e estender a modernização da costa do rio, já iniciada com a revitalização da orla – que vai da Ponte Internacional até o Tamandaré Iate Clube.
“A Prefeitura manifestou interesse no local pois considera um ponto estratégico para desenvolver suas atividades e oferecer um ótimo espaço para a comunidade desfrutar e confraternizar. É claro que ainda há limitações impostas pelo período de pandemia, mas é fundamental criar possibilidades e fazer com que as pessoas aproveitem um local tão bonito de nossa cidade. A ocupação dos espaços públicos também é um pilar importante para que as pessoas queiram visitar Uruguaiana e o desenvolvimento tenha um estímulo maior ainda”, destacou o prefeito Ronnie Mello.
A Prefeitura Municipal registra seu agradecimento ao Delegado Cláudio Montano e toda equipe da Receita Federal que, mais uma vez, se engajaram e colaboraram na construção de um projeto do Executivo Municipal. A Receita é uma grande parceira do Município e sempre se mostra disposta a trabalhar e ajudar para que Uruguaiana venha a ser uma cidade cada vez melhor.