27 ABR 2021
Ação da Prefeitura de Uruguaiana viabiliza fluxo de cargas na Fronteira
Decreto instituindo barreira sanitária na área da Aduana Internacional, para procedimentos sanitários de ingresso ao município, foi publicado
A Prefeitura de Uruguaiana publicou neste domingo (26), decreto municipal nº. 528/2021, que dispõe sobre a instituição da barreira sanitária na área da Aduana Internacional, para procedimentos sanitários de ingresso ao município.
Após encontro ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura, entre os representantes do Executivo; de entidades do setor do transporte internacional e do comércio exterior, ficou definida a realização de uma ação conjunta entre os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais municipais e guarda municipal.
Nestas ações, que estarão sendo desenvolvidas até sexta-feira (30), será realizada a aferição da temperatura corporal, análise de sinais vitais e a testagem de COVID-19 para os motoristas argentinos que ingressarem ao país, através da Ponte Internacional. A atividade será mantida diariamente, das 8h às 20h30min. “Buscamos de todas as formas o atendimento às necessidades com os cuidados com a saúde pública em território brasileiro e, ao mesmo tempo, viabilizar o ingresso, através dos canais de importação, das cargas oriundas dos países vizinhos, principalmente as da Argentina”, lembra o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
A aquisição dos testes é custeada de forma integral pela Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI).
Diante do acordo, a principal alteração no quadro de movimento de transporte na fronteira foi o imediato encerramento do bloqueio ao acesso do Terminal Aduaneiro da BR 290, o que vinha ocorrendo desde a semana passada.
𝗡𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗺𝗲𝗱𝗶𝗱𝗮𝘀
O governo argentino anunciou uma série de novas regras para a passagem de motoristas de carga pela fronteira com o Rio Grande do Sul, que passam a valer a partir de 1º de maio (sábado).
Entre as medidas anunciadas, está a exigência do mesmo teste de Covid-19 para motoristas brasileiros, argentinos ou de qualquer outra nacionalidade. A validade do teste também aumenta. Antes eram permitidos resultados negativos de 72 horas anteriores para que motoristas brasileiros pudessem entrar no país, agora são sete dias antes da entrada na Argentina.
Por isso, a partir desta segunda-feira (26), a prefeitura de Uruguaiana começou o serviço de testagem dos caminhoneiros que entram no Brasil pela fronteira, o que vai ocorrer até o dia 30, quando começam a valer as novas regras do governo do país vizinho.
𝗤𝘂𝗲𝗱𝗮 𝗻𝗼 𝗺𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮çã𝗼 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
À tarde o fluxo de caminhões foi pequeno em decorrência de um menor número de liberações de cargas do outro lado da fronteira. Apenas no final da tarde houve um maior fluxo de cruzamento de caminhões entre Paso de Los Libres e Uruguaiana na importação. Já na exportação o fluxo de trânsito teve um desempenho melhor, a partir do trabalho desenvolvido pela Delegacia da Receita Federal em Uruguaiana.
Ao longo de todo o dia não houve registros de problemas com bloqueios do lado brasileiro da fronteira.
Ao final da tarde, um encontro, no local onde estão sendo realizados os exames para os motoristas que ingressam no país, entre o prefeito Ronnie Mello, o delegado da Receita Federal, Claudio Montano, e os representantes da ABTI, Gladis Vincy; e Feaduaneiros, Fábio Ciocca, avaliou como positivo o desenvolvimento das medidas sanitárias adotadas para ingresso em território brasileiro. A tendência é de que aumente o número de caminhões que ingressarão no Brasil, via Uruguaiana, a partir desta terça-feira.
Uma particularidade notada com o trabalho desenvolvido nesta segunda-feira (26) junto à Aduana de Uruguaiana é de que muitos motoristas argentinos já chegavam ao país portando o exame da Covid-19, seja de forma impressa ou virtual no próprio celular.
27/04/2021
Ação da Prefeitura de Uruguaiana viabiliza fluxo de cargas na Fronteira