11 MAI 2021
Município aplica 2ª dose da vacina a partir desta terça-feira
Uruguaiana receberá nesta segunda-feira, 540 doses da vacina Coronavac, sendo que 140 serão aplicadas nas pessoas acamadas já agendadas. Elas serão usadas para a vacinação dos adultos acima dos 65 anos que aguardavam o procedimento desde o mês de abril. As vacinas estarão disponíveis a partir desta terça-feira, na escola CECÍLIA MEIRELES (Rua Venâncio Aíres, 2436 - São João), das 7h30 às 11h. A demora no recebimento das vacinas devia-se a falta de insumos nos laboratórios.
Para ter acesso a segunda dose a pessoa deve apresentar o cartão recebido na primeira vacina, CPF, identidade e cartão do SUS.
Vacinação das pessoas com comorbidades e outros grupos
A primeira dose da vacina contra a Covid continua disponível em todos os postos de saúde para pessoas acima dos 33 anos com comorbidades. Também podem vacinar nesta etapa as gestantes e puérperas (18 anos de idade ou mais); com síndrome de down (18 anos de idade ou mais); pessoas com deficiência permanente que recebam BPC (18 anos de idade ou mais). Conforme a Secretaria da Saúde, as vacinas estão á disposição em todos os postos, de segunda à sexta, das 7h30 às 11h, enquanto durarem as doses.
São consideradas comorbidades atendidas nesta etapa:
* Diabetes mellitus;
* Pneumopatia crônica grave;
* Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágio 1 ou 2 com lesão de órgãos;
* Insuficiência cardíaca;
* Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária;
* Cardiopatia hipertensiva;
* Síndromes coronarianas crônicas (angina pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-infarto agudo do miocárdio);
* Valvopatias;
* Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática;
* Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas (aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos);
* Arritmias cardíacas;
* Cardiopatias congênitas no adulto;
* Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular);
* Doença renal crônica estágio 3;
* Imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas);
* Anemia falciforme;
* Obesidade mórbida (IMC ≥ 40);
* Síndrome de down (trissomia do cromossomo).