28 MAI 2021
Prefeitura implanta sistema de atendimento aos pacientes que já tiveram COVID
As consultas de avaliação acontecerão nas terças, quartas e sextas-feiras e serão agendadas pelas ESFS e equipes do hospital da Santa Casa
Após passar pelo período da COVID 19, os medos são outros. Os pacientes que tiveram a doença contam que crises de ansiedade, falta de apetite e perda do olfato são algumas das sequelas deixadas pela doença. Para assistir essas pessoas, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana montou um ambulatório especial na Policlínica Adulta. O projeto que também foi uma sugestão do vereador Egídio Carvalho, já está funcionando.
Conforme a coordenadora do sistema de enfermagem do ambulatório, Lílian Stumm, o serviço conta com um fluxo de atendimento ambulatorial aos pacientes referenciados pelas Estratégias de Saúde da Família e Hospital Santa Casa. “O ambulatório deu início ao atendimento nesta semana e conta com um médico clínico geral e um profissional de enfermagem, os quais vão inicialmente avaliar e estratificar os riscos e necessidades do paciente, fazendo os encaminhamentos e dando a assistência partilhada”, disse Lílian.
As consultas de avaliação acontecerão nas terças, quartas e sextas-feiras e serão agendadas pelas ESFS e equipes do hospital ao identificarem a necessidade do acompanhamento ao paciente.
Dants
O ambulatório pós-covid terá a participação dos profissionais do projeto Dants e colaboradores da Unipampa. Segundo o prefeito Ronnie Mello, os pacientes serão encaminhados para o projeto para orientações e atividades que contribuam para o desenvolvimento muscular.
O ambulatório tem como médica coordenadora, Verônica Riquelme Martinez, enfermeira coordenadora, Lílian Stumm e enfermeira assistencial, Paula Mortom Belinasso.