20 AGO 2021
Batalhão de Choque é inaugurado pelo Governador Eduardo Leite
Esta é a sexta unidade do CPChq e a terceira dentro da atual gestão do Estado. Participação do Município e parceiros viabilizou a obra.

O governador Eduardo Leite participou nesta quinta-feira à tarde (19) da inauguração das instalações do quartel do 6º Batalhão de Policiamento de Choque da Fronteira (6º BP Choque), que cobre 22 municípios: Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul. A Brigada Militar já possui o 1º BPChq de Porto Alegre, o 2º BPChq de Santa Maria, o 3º BPChq de Passo Fundo, o 4º BPChq de Caxias do Sul e o 5º BPChq de Pelotas.

Com a nova unidade, as operações das seis tropas especializadas poderão cobrir todas as áreas do Estado com maior agilidade e mais eficácia – a estimativa é conseguir realizar deslocamentos para qualquer ponto no RS em até uma hora e meia, aproximadamente.

O trabalho também ganha em qualidade a partir da criação do CPChq, que unifica e padroniza o emprego, o treinamento e as ações das seis unidades. Isso resulta no fortalecimento de todo o sistema operacional de pronta resposta e repressão qualificada ao crime organizado, além de melhoria nas atividades de apoio às tropas de policiamento ostensivo e forças táticas. A criação do CPChq não afetará o auxílio prestado aos Comandos Regionais aos quais os batalhões de choque estavam antes vinculados.

Outras vantagens com a implantação do CPChq passam pela centralização na gestão do trabalho preventivo e de repressão a ações criminosas de grande proporção, a partir do trabalho de inteligência integrado, além da unicidade na aplicação de doutrina e formação continuada do efetivo. A coordenação por um comando central também permite otimizar as atividades logísticas e administrativas dessa tropa especializada.

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, disse que a construção coletiva nesse trabalho foi fundamental. “Minha gratidão a todos que colaboraram de alguma forma. Pela primeira vez teremos um batalhão especializado da segurança na Fronteira Oeste”, disse. Segundo o Prefeito, fatos concretos como este renovam a motivação para a continuidade do trabalho e fazem crer que Uruguaiana e região viverão dias muito melhores no futuro.  ´

O comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Vanius Cesar Santarosa, explicou que a nova estrutura terá o objetivo de auxiliar a intensificação de operações policiais especializadas no combate às organizações criminosas que operam com o tráfico de drogas e contrabando de armamento e mercadorias. “Também iremos reforçar o trabalho de repressão de crimes como o abigeato e o furto de maquinários e insumos agrícolas”, completou o Comandante-geral da BM.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, afirmou que comunidades que buscam a atração de investimentos, geração de emprego e renda e manutenção do desenvolvimento tem como contrapartida a necessidade de entrega, entre as quais está a segurança pública. “Hoje, Uruguaiana e a região da Fronteira conseguem ampliar as essas condições, com a integração completa das forças policiais das demais regiões, garantindo mais segurança para todos”, finalizou.

Conforme o governador Eduardo Leite, a redução da criminalidade é histórica no RS nos últimos anos. “Mas melhor que olhar para traz e nos orgulharmos do que fizemos, é olhar para frente com a perspectiva de fazer muito mais”, ressaltou. A inauguração do batalhão em Uruguaiana, o sexto do Estado e o terceiro na sua gestão, conforme Leite, prova isso. “Agora, poderemos cobrir todas as regiões com os efetivos superespecializados do Choque e qualificar ainda mais a segurança pública que o povo gaúcho merece e é nossa obrigação enquanto governo”, destacou o governador.

A reforma da sede, repassada pela prefeitura de Uruguaiana ao Estado, contou com a doação de R$ 130 mil por empresas locais ao Executivo municipal, que também arcou com a mão de obra. O 6° BP Chq está localizado na rua Vereador Arnaldo D'Augustin Ribeiro, 1.350, bairro Ipiranga.

20/08/2021
Batalhão de Choque é inaugurado pelo Governador Eduardo Leite