04 OUT 2021
Dia do Cão de Polícia é lembrado com homenagens
No Dia Mundial dos Animais a administração pública desenvolveu homenagem aos condutores e aos cães de polícia do Estado

O Dia do Cão de Polícia foi amplamente lembrado em Uruguaiana nesta segunda-feira (4), através de uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SESTRA). Pela manhã, uma solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal homenageou e valorizou as ações desenvolvidas pelos agentes de segurança pública no combate ao tráfico de drogas, busca e salvamento, através da imprescindível ajuda e participação dos cães de polícia.

Lei Municipal

Através da lei municipal n° 5.216/2021, de autoria do vereador José Clemente da Silva Correa, dedicou o dia 04 de outubro como data para homenagem ao cão de polícia. Com ela, há a possibilidade que, após a aposentadoria do cão de polícia, o animal possa ficar aos cuidados do seu treinador/condutor, valorizando assim a amizade e o carinho entre o agente de segurança e o cão.

No Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, a administração pública municipal de Uruguaiana desenvolveu, pela primeira vez, a homenagem aos condutores e aos cães de polícia do Estado do Rio Grande do Sul, data em que agentes de segurança pública das mais diversas instituições estiveram no município para a solenidade que condecorou esses profissionais e os cães de polícia. “A participação de agentes de segurança e seus cães das diferentes regiões do Estado demonstrou a relevância do evento que possibilitou ainda a interação e a participação da comunidade”, disse o prefeito Ronnie Mello.

Menções honrosas

Durante o Dia do Cão de Polícia, a SESTRA organizou uma cerimônia para homenagear os cães destaque por suas atuações no Estado. Conheça quais foram os relacionados:

- Cão Xênon/Everton Ferreira Silveira, policial civil da DRACO de Rio Grande;

- Cão Back/Bruno Vargas que apoia a polícia civil de Viamão na região metropolitana de Porto Alegre;

- Cão General/soldado Ederson Luiz Gomes da Cia de busca e salvamento de Porto Alegre;

- Cão Guria/sargento Alexandre Furtão Silveira da Cia de Busca e Salvamento de Porto Alegre;

- Cão Bud/soldado David Martins Ferreira da Brigada Militar de Santa Cruz;

- Cão Sol/agente Penitenciário Sílvio da Silva Chamorra.