19 JAN 2022
MEDIDAS PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SINTOMAS DE COVID-19
Em razão do atual cenário da pandemia, do grande aumento dos casos de síndrome gripal, e do alto número de casos sintomáticos que resultam em confirmações de infecção por Covid-19, foi tomada a seguinte providencia para que o sistema de saúde tenha condições de atender a demanda:
Entre a próxima quinta-feira (20/1) até 31 de janeiro, serão REAGENDADAS todas as consultas eletivas (casos sem urgência) nas unidades de saúde do Município. Os atendimentos que estavam marcados nesse período serão remanejados para a partir de 1º de fevereiro. Os pacientes vão ser, preferencialmente, avisados de forma presencial em suas residências sobre a alteração e já vão receber a nova data da consulta.
Durante esses dias, as pessoas que procurarem as unidades de saúde devem, sem exceção, passar pela avaliação da escuta ativa com a enfermagem. Nesse momento, vão ser avaliadas as necessidades do paciente. Vão receber atendimentos apenas os CASOS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA ou CASOS HUMANITÁRIOS (pessoas que não podem retornar no dia seguinte; cadeirantes; idosos; autistas; e demais que integram o grupo).
A renovação de receitas de uso contínuo se dará, preferencialmente, sem a presença do paciente (pegar a antiga e deixar para o médico fazer a nova).
Os atendimentos às gestantes, testes do pezinho e demais testes e exames SERÃO MANTIDOS.
Atendimentos odontológicos seguem normalmente, já que não devem participar ativamente das testagem e atendimento aos sintomáticos.
Tal ação é necessária em razão do grande volume de atendimentos relacionados à Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que os atendimentos vão voltar à normalidade a partir de 1º de fevereiro.