01 JUL 2022
Cirugias bucomaxilofaciais serão realizadas em Uruguaiana
Com a medida, pacientes não vão mais precisar viajar
O município de Uruguaiana, a partir de agora, vai começar a ofertar cirurgias bucomaxilofaciais. A confirmação do credenciamento do município foi feita na manhã desta sexta-feira (1/7), em reunião virtual que teve participação do prefeito Ronnie Mello; da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; do deputado estadual Frederico Antunes; da responsável pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Heili Temp; do secretário municipal de Saúde, Diego Cantori; da administradora da Santa Casa de Caridade, Thais Aramburu, do assessor hospitalar Claudinei Valim, dos vereadores de Uruguaiana; e do odontólogo Fabiano Caetano Brites.
Atualmente, Uruguaiana não oferece o serviço. Com isso, os pacientes precisam viajar até Alegrete para realizar esse tipo de operação. A demanda, que agora vai ser concretizada, era solicitada há 16 anos. A construção teve colaboração do odontólogo Fabiano Caetano Brites, profissional do quadro do Município. "É um momento histórico para Uruguaiana", afirmou. De acordo com a secretária Arita, serão 120 consultas médicas mensais e 30 cirurgias mensais.
Operação
A ação foi viabilizada por meio da atuação do deputado estadual Frederico Antunes e da Santa Casa de Uruguaiana junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Desta forma, o governo estadual realizou o credenciamento de Uruguaiana na especialidade. O estado fará um repasse de R$ 70 mil mensais a Uruguaiana. As cirurgias vão ser realizadas no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.
A especialidade
A cirurgia bucomaxilofacial é um procedimento que visa tratar doenças e tumores da boca. Além disso, pode corrigir anomalias faciais no maxilar ou mandíbula. A cirurgia também é indicada para impactos nos quais o maxilar é atingido.
Autor: Thiago Valença