20 JUL 2022
Nutrição e Alimentação Escolar são temas abordados em encontro municipal
O Setor de Alimentação e Nutrição Escolar em conjunto com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar realizou, na EMEI Cecília Meirelles, nesta quarta-feira (20), o Encontro de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Uruguaiana 2022. O evento não era realizado desde fevereiro de 2020. O público alvo do evento foi o de diretores de escola, merendeiras e multiplicadores da comunidade escolar de Uruguaiana.
A abertura dos trabalhos foi realizada pela secretária municipal de Educação, Maria Helena Bairros Machado, que salientou a importância para o setor o desenvolvimento de ações que viabilizam o correto atendimento aos alunos da rede ligada a SEMEDE. “Mesmo em plena pandemia, não deixamos de atender nossa clientela de alunos, pois nosso objetivo sempre foi o oferecer refeições com qualidade para todos”, garantiu a professora Maria Helena Bairros Machado.
Conforme o diretor de Merenda Escolar da SEMED, João Ribeiro, o setor oferece quatro refeições por dia nas EMEIS e duas refeições por dia nas EMEFS, tanto na área urbana, como no interior do município. “Importante também ressaltar que o setor de Alimentação e Nutrição Escolar da SEMEDE hoje conta com um grupo de seis nutricionistas que dão um suporte importante para todas as escolas da rede municipal de ensino”, garante.
A estrutura da rede tem na atualidade um grupo de cem merendeiras que atendem a todo o quadro de cerca de treze mil alunos matriculados.
Hoje, conforme o SANE, é consumida uma média mensal de três mil quilos de arroz e feijão, além de inúmeros itens diversificados como hortifrutigranjeiro, carne, massa, lentilha e frutas.

Assuntos importantes fizeram parte da pauta de trabalho
O encontro também serviu para que fosse apresentado o trabalho do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, que tem na presidência Patrícia Orcy.
Finalizando a programação, assuntos como a Nova Resolução do PNAE; Boas Práticas na Alimentação Escolar e a Psicologia na Confecção das Refeições também foram itens abordados. “O trabalho realizado do Setor de Merenda escolar é de extrema importância na oferta do alimento que todos os dias é servido aos nossos alunos”, acrescentou a Secretária. “Desde o recebimento até a entrega na escola, o cuidado e a qualidade com o alimento; tudo isso é relevante na produção de alto nível daquilo que vai ser consumido”, finalizou.