27 JUL 2022
Setor IST/AIDS de Uruguaiana vai se tornar referência nacional
Cidade está entre as seis que vão integrar projeto do Ministério da Saúde

O município de Uruguaiana vai ser uma das seis cidades contempladas na primeira fase do projeto “Fortalecimento da Vigilância das Infecções Crônicas e Sexualmente Transmissíveis”, implementado pelo Ministério da Saúde no país. A definição ocorreu na última sexta-feira (22/7), em visita da comitiva do Ministério ao município gaúcho.

A iniciativa visa a reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) espalhados pelo Brasil. A ação quer articular a rede de atenção primária com os Serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades da população – principalmente quem está em situação de vulnerabilidade. A proposta é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Brasília.

O projeto prevê a organização dos pontos de atenção, com a integração de ações de vigilância em saúde e atenção, por meio da avaliação da oferta da carteira de serviços dos CTA’s para atender as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa qualificar e intensificar o atendimento especializado aos portadores de HIV/Aids, IST’s, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.

Qualificação do setor em Uruguaiana

No último mês de abril, uma comitiva composta por Ministério da Saúde, Fiocruz e Hospital Albert Einstein visitou Uruguaiana para dar início às tratativas. A partir daí, começou a construção de um plano de trabalho para identificar necessidades e as ações adotadas.

O plano definiu que o Governo Federal vai enviar ao setor de Uruguaiana insumos, como materiais e novos equipamentos para diagnóstico e acompanhamento dos agravos. O Ministério também vai realizar capacitações com a equipe do município. Não está descartado o aumento do quadro do setor.

Com o trabalho integrado, espera-se uma melhor resposta às necessidades dos usuários, diagnósticos mais rápidos, e redução do tempo entre o diagnóstico e tratamento.

Referência

O CTA de Uruguaiana será o único centro do Rio Grande do Sul a participar desta reestruturação. O grupo de contemplados é composto pela unidade de Uruguaiana e outros cinco CTA’s de outros estados do Brasil. O fato transforma a unidade de Uruguaiana em uma das referências nacionais em atendimento aos agravos.

A reunião teve participação do prefeito Ronnie Mello; do diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Dr. Gerson Pereira; do assessor da Fundação Oswaldo Cruz e ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares da Silva; da assessora do DCCI, Camila Mendes; do assessor da Fundação Oswaldo Cruz/Brasília, Stefano Codenotii; do secretário municipal de Saúde, Diego Cantori; da coordenadora estadual IST/Aids do RS, Ana Lucia Baggio; da coordenadora da 10ª CRS, Heili Temp; e da coordenadora do Programa Municipal IST/Aids, Maria Aparecida Bofill.