23 AGO 2022
45ª Feira do Livro é oficialmente lançada em Uruguaiana
A 45ª Feira do Livro de Uruguaiana foi oficialmente lançada na manhã desta terça-feira (23/8). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e teve a presença do prefeito Ronnie Mello; do vice-prefeito Fernando Tarragó; do secretário municipal de Cultura, Antônio Augusto Brasil Carús; da supervisora de Cultura, Maíza Jacques; do cônsul argentino no Brasil, Ricardo di Lelle; e do historiador e patrono da 45ª edição, Dagoberto Alvim.
Neste ano, a feira vai de 26 de novembro até 4 de dezembro. As alamedas da Praça Barão do Rio Branco vão receber livreiros e editoras de vários estados brasileiros e também da Argentina. A feira vai contar com uma sala de imprensa, local adaptado para conversas e entrevistas com escritores. A dinâmica vai ser conduzida pelo membro da Associação Cultural Arte e Letra (ACAL), Cezar Brites. Além disso, também vão ser montados espaços para palestras, contações de histórias e apresentações teatrais ao ar livre.
O prefeito Ronnie Mello expressou sua alegria em mais um lançamento do evento. “Ao caminhar pelas alamedas da feira os melhores sentimentos nos vêm à mente. É um local de confraternização das famílias, crianças e de disseminação do conhecimento. A valorização da nossa Feira do Livro deve ser levada às futuras gerações. É uma alegria imensa ver a feira obter melhores resultados a cada ano e vê-la cada vez mais consolidada”, declarou.
Durante sua fala, o prefeito também destacou a trajetória do patrono da 45ª edição, Dagoberto Alvim. “É um uruguaianense que veste a camisa do município e um grande colaborador para elevar o patamar da cidade em termos de cultura, história e turismo. É uma homenagem mais do que justa”, disse.
O Recanto dos Poetas terá um espaço destacado na edição de 2022. O local presta uma homenagem a três poetas uruguaianenses: Alceu Wamosy, Galba de Paiva e Gonçalves Vianna. A programação já está sendo elaborada pela Comissão Organizadora da Feira, ACAL e Sesc/RS. Ela vai ser divulgada assim que for finalizada.
Autores interessados em lançar e divulgar suas obras na 45ª Feira do Livro de Uruguaiana devem realizar sua inscrição via e-mail no seguinte endereço: feiradolivro@uruguaiana.rs.gov.br.