20 SET 2022
DESFILE FARROUPILHA LEVA CULTURA, TRADIÇÃO E ALEGRIA AO PÚBLICO EM URUGUAIANA
Na manhã desta terça-feira (20/9), foi realizada mais uma edição do Desfile Farroupilha em Uruguaiana. Cerca de 1,9 mil cavalarianos cruzaram a Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, e demonstraram seu amor pelo Rio Grande do Sul junto aos valores do tradicionalismo gaúcho.
O desfile foi iniciado a partir do cruzamento da Presidente Vargas com a Duque de Caxias. A travessia começou às 9h35. Ao todo, seis entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) passaram pela via: Patrulha do Oeste, Sinuelo do Pago, Candinho Bicharedo, ABAMF/Piquete Saraquá, Tríplice Aliança e Centro de Estudos Folclóricos Martin Fierro. As entidades desfilaram com suas cabanhas e estâncias filiadas. Antes delas, houve a travessia das Forças Armadas e das Forças de Segurança federais, estaduais e municipais. O senador gaúcho Luis Carlos Heinze também participou do desfile em Uruguaiana.
Um dos grandes momentos do desfile de 2022 foi a homenagem ao ginete uruguaianense Gabriel Marty, tricampeão do Freio de Ouro com o cavalo Colibri Matrero no último dia 4 de setembro na 45ª Expointer, em Esteio. Na oportunidade, foi entregue a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, oriunda de proposta do deputado Frederico Antunes.
Para o desfile, a Inspetoria Veterinária exigiu dos donos dos cavalos o exame do mormo, anemia infecciosa do cavalo, e a carteira de vacinação equina.