29 SET 2022
Rede Municipal terá educação para o turismo
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar alunos e professores da rede municipal de ensino sobre a importância do turismo, da cultura, história e do meio ambiente, envolvendo-os em uma abordagem participativa, estimulando a defesa do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Uruguaiana foi assinado esta semana o termo de cooperação para a execução do projeto de Educação para o Turismo. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e executada pelo SENAC.

Projeto piloto é inédito na região

Pela proposta, que é pioneira na região da Fronteira Oeste, tanto docentes como estudantes terão acesso a uma metodologia de ensino, aplicada por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que abordará o estudo da disciplina turismo. “Queremos, a partir da educação, estimular os educandos a conhecer e divulgar informações sobre o seu local de vivência, valorizando assim a nossa cultura, além dos aspectos naturais e sociais”, explica a secretária municipal de turismo, Vanessa Welter.
Conforme a Secretária, ainda durante o mês de outubro serão capacitados professores da escola municipal José Francisco Pereira da Silva, educandário que está a frente do projeto piloto de implantação do trabalho. “Eles visitarão pontos, onde poderão vivenciar experiências em torno do turismo local”, disse.

Estudantes e professores vão conhecer na prática o turismo local

Os alunos, além das aulas, também vão viver o que é o turismo em Uruguaiana, através da visita à experiências de conhecer os recantos que vem surpreendendo positivamente os turistas que vêm até a fronteira. “É muito importante que nossos educandos, através deste projeto, tenham conhecimento sobre a prática do Turismo em nossa cidade, mostrando através de atividades educacionais, a divulgação da nossa cultura, nosso comércio e locais de lazer, além do nosso meio ambiente, pois é essencial que nossos alunos conheçam como nosso município vem se desenvolvendo através do Turismo”, declarou a professora Maria Helena Bairros Machado, secretária municipal de Educação.
Além das visitas técnicas, o projeto piloto prevê a aplicação de conteúdos, como a importância do turismo para uma localidade; educação ambiental; acolhimento ao turista e patrimônio histórico.”A ideia central de todo esse trabalho é também sensibilizar sobre a importância do turismo para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, comentou o prefeito Ronnie Mello, que vem dando total apoio para investimentos no setor do turismo.
A intenção é que o projeto cresça em sua abordagem em 2023, e seja ampliado para mais escolas, abrangendo um número maior de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é tornar a aplicação do conteúdo uma disciplina curricular.