28 OUT 2022
NUTRICIONISTAS DA SEMED PARTICIPAM DE CONGRESSO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
A equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou, no último dia 21 de outubro, de encontro estadual sobre alimentação e nutrição escolar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O evento, que reuniu 150 profissionais do estado, aconteceu no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFRGS).
Durante o encontro, foi abordada a nova Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, quais as melhores estratégias para atender a essa orientação e, assim, qualificar os serviços ofertados aos alunos da rede pública de ensino.
Outros temas abordados no encontro foram: atividade nutricional; cardápios quantitativos e qualitativos; análise de cardápios; fichas técnicas; plano anual de trabalho, Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados; Monitoramento e Treinamento; avaliação nutricional; teste de aceitabilidade; educação nutricional; e agricultura familiar.
A equipe destacou que o encontro é essencial principalmente para discutir a alimentação na primeira infância, já que foi identificado no país um aumento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis – muito relacionadas à má alimentação. Participaram do evento as nutricionistas do quadro da Semed: Thais Folletto, Daiane Silva, Flavia Antunes, Ana Francisca Martins.