14 DEZ 2022
SAÚDE
URUGUAIANA É A PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL A ADERIR A PROGRAMA INTERNACIONAL DE CUIDADOS COM A ASMA
O município de Uruguaiana foi a primeira cidade brasileira a aderir ao Programa Movimento Cuidados Adequados à Pessoas com Asma. O lançamento do projeto foi feito no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana. A iniciativa foi trazida à cidade pela médica e professora do curso de Medicina da Unipampa Marilyn Urrutia Pereira, que integra o quadro da saúde municipal.

A International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), criadora do programa educacional multisciplinar, vai realizar o trabalho em dez cidades brasileiras. A ação consiste em uma capacitação para profissionais de saúde da atenção primária. Serão 52 profissionais do quadro do Município a realizar a capacitação Teach The Teacher, entre médicos dos postos de saúde, pneumologistas da cidade, enfermeiros e farmacêuticos. A iniciativa visa melhorar os resultados nos tratamentos dos pacientes e também a detecção, diagnóstico e apoio às pessoas com doenças respiratórias crônicas. O trabalho começa em fevereiro de 2023.

A capacitação de profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS) em dez cidades do Brasil é o nível 3 de um projeto que já foi iniciado. A execução dos níveis 1 e 2 foi feita pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na APS do Centro de Estudos de Saúde Coletiva do Centro Universitário da FMABC (GEPRAPS). As primeiras fases foram compostas pela construção de redes locais e internacionais de análises e estudos sobre o tema.

Lançamento

O encontro foi aberto por uma palestra que mostrou os resultados positivos do Programa Infantil de Prevenção à Asma (PIPA). Neste momento, também foi exposto o cenário enfrentado pelo município. Após, foi feita a apresentação do programa. A Dra. Sonia Martins mostrou a proposta do programa Teach The Teacher em Uruguaiana. Ao final, foi feito um debate sobre o tema.