22 JAN 2023
URUGUAIANA VAI SEDIAR COMPETIÇÃO ESTADUAL DE BANDAS E FANFARRAS
Projeção é de 650 a 700 visitantes em dois dias
O munícipio de Uruguaiana vai sediar, nos dias 19 e 20 de agosto de 2023, a Copa Estadual da Abanfaq de Bandas e Fanfarras. O torneio é organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras de Quaraí (Abanfaq) e, pela primeira vez, vai ser realizado fora da cidade de origem. A definição aconteceu na última quinta-feira (19/1), em reunião na Prefeitura de Uruguaiana. O encontro teve a presença do prefeito Ronnie Mello; da supervisora de Cultura Maíza Jacques; do professor Bruno Salles; e dos representantes da Abanfaq, Carlos Mazzini e Bruno Rodrigues.
O torneio reúne, em média, 16 bandas com cerca de 40 componentes cada. A projeção é de que Uruguaiana receba, nos dias 19 e 20 de agosto, de 650 a 700 visitantes. A nona e última edição do evento, realizada em novembro de 2022, contou com a participação de entidades de Quaraí, Uruguaiana, Maçambará, Alegrete, Itaqui, Bagé, Vila Nova do Sul, São Gabriel e Santa Margarida do Sul.
"É um prazer e uma alegria imensa poder receber um evento tão consolidado em Uruguaiana. Uma grande integração entre os municípios gaúchos. Poder ver em nossa cidade jovens talentos que realizam lindos espetáculos culturais é um privilégio", disse o prefeito Ronnie Mello.
Na última edição, a Escola Estadual Dom Hermeto conquistou o Estandarte de Ouro e foi bicampeã na categoria fanfarra simples infanto-juvenil. Além disso, integrantes da fanfarra também venceram premiações individuais. As conquistas foram todas na categoria infanto-juvenil: melhor baliza solo; primeiro lugar mor; melhor pelotão de bandeiras; melhor corpo coreográfico; e melhor percussionista. A Associação Cultural Elder Júnior, outra representante de Uruguaiana, foi campeã na categoria Fanfarra Simples Sênior. Os vencedores têm entre 10 e 16 anos.
O local de realização da edição em Uruguaiana vai ser o Parcão. As datas e orientações para inscrição no evento vão ser divulgadas posteriormente.
A Banda Municipal de Uruguaiana e a Banda do Exército Brasileiro vão ser convidadas para, junto à Prefeitura de Uruguaiana, serem anfitriãs e recepcionar os representantes das cidades participantes.