24 ABR 2023
LIBRAS: REALIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AVALIAR
INVESTIMENTO MUNICIPAL BUSCA MELHORAR AINDA MAIS O ATENDIMENTO À COMUNIDADE
Nesta segunda-feira (24 de abril) é celebrado o Dia Nacional das Libras, data que se busca ressaltar a importância de políticas sociais e a inclusão de deficientes auditivos na sociedade brasileira. As libras são sinais utilizados que substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.

𝗧𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗨𝗿𝘂𝗴𝘂𝗮𝗶𝗮𝗻𝗮
No município, o trabalho vem sendo desenvolvido com extrema competência e dedicação, através da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolve diversas ações e atividades de capacitação dos servidores públicos em inúmeras áreas, além de desenvolver atendimentos nas escolas municipais com o ensino de Libras. Esse é um dos trabalhos sob a responsabilidade do intérprete e tradutor de Libras, Vinicius Abreu. Ele explica que também são desenvolvidos em Uruguaiana atendimentos nas diversas secretarias municipais, conforme as necessidades da comunidade surda. “Importante lembrar da participação em diversos eventos, palestras e seminários organizados pela Prefeitura Municipal, além de transmissões on-line onde o trabalho de tradução e interpretação em Libras é requisitado”, observa Abreu.
Diretamente na Secretaria Municipal de Educação hoje estão lotadas três professoras de Libras, que trabalham nas escolas da rede, realizando a alfabetização, principalmente com as turmas de alunos surdos.
O professor de Libras ensina a Língua Brasileira de Sinais tanto para os alunos surdos, quanto para os ouvintes. Além de ensinar o idioma, ele também pode orientar sobre a cultura surda e a história da língua.
O prefeito Ronnie Mello ressalta a importância do tema para a administração pública municipal, que busca atender a necessidade da população, principalmente no que diz respeito à educação, tornando-a ainda mais inclusiva. “A língua de sinais é uma forma de comunicação muito mais acessível e clara em nossa comunidade o que permite aos uruguaianenses terem uma experiência ainda mais completa e natural em todos os ambientes”, finaliza Mello.