Numa cerimônia repleta de emoções foram apresentados no final da tarde desta segunda-feira (29), o vídeo institucional de Uruguaiana e o livro “Uruguaiana Retratos, Riquezas e Paixões”, atividade que integrou a semana em comemoração aos 177 anos de Emancipação Política do Município. O evento ocorreu no Salão Nobre André Nivaldo Soares, no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Uruguaiana e contou com a participação de autoridades municipais, militares e religiosas, além de representantes de entidades representativas da comunidade, convidados especiais e quatro dos homenageados pela contribuição ao município com a medalha de honra ao mérito.
Vídeo institucional de Uruguaiana
Um vídeo contando a história do município em apenas 3min41 segundos foi um desafio gigante para a equipe de produção. Por isso, o trabalho que foi mostrado oficialmente, busca tornar-se uma obra que será utilizada para os mais variados fins visando consolidar ainda mais a cidade como uma comunidade em franco desenvolvimento.
Destaque para a locução de José Antônio Marques Fagundes, que interpretou um texto primoroso sobre Uruguaiana desenvolvido pelo professor Pedro Duarte; e o trabalho de vídeo e montagem realizado pela Equipe da TG Mídia, coordenada por Thiago Goulart, com a contribuição voluntariosa do intérprete de Libras, Vinícius Abreu; chegou-se à obra apresentada. Na sua fala, representando os homenageados, o professor Pedro Duarte agradeceu a lembrança e a oportunidade de contribuir para o enriquecimento da cultura do município, acrescido à possibilidade de levar para conhecimento dos visitantes e daqueles que possam vir a se interessar em vir à Uruguaiana os potenciais de desenvolvimento e a história de nossa terra. “Raríssimas foram às vezes que me emocionei em público. Sempre quando percorro o Estado para dar aulas e me perguntam de onde sou, é com alegria que costumo dizer que sou de Uruguaiana, graças a Deus”, ressaltou. “Esse foi o maior presente que pude ganhar na minha vida”, reforçou. “E como diz a música de César Passarinho, que Deus me permita, que eu nunca saia daqui”, finalizou, sendo aplaudido por todos que estavam no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana.
Livro de fotografias
O projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” é uma proposta um livro fotográfico, com textos ilustrativos sobre os principais pontos turísticos, costumes e riquezas da cidade de Uruguaiana.
A obra apresenta o município em 215 imagens feitas por 16 fotógrafos, contemplando pontos turísticos, fatos históricos, potencialidades econômicas e bens culturais. Em edição bilíngue (português-espanhol), serve como um convite aos que ainda não conhecem Uruguaiana e promete matar a saudade dos que vivem longe. A obra incluiu prefácio de cineasta Tabajara Ruas e fotografias do artista uruguaianense recentemente falecido Bebeto Alves. O trabalho foi idealizado e coordenado pela Marilda Canal Peró, tendo ainda o jornalista Leonardo Cendón Ávila, como redator do livro. Ao agradecer a homenagem, Marilda Canal Peró disse estar emocionada com a condecoração. “Assim que coloquei os pés nesta cidade, recebido a acolhida e o calor humano de quem é desta cidade, algum comum aos uruguaianenses”, disse. “Quero dizer que ganhamos uma obra que se perpetuará pela eternidade, valorizando a história de nossa Uruguaiana”, agradeceu.
Manifestações
Presente ao evento, o vereador Carlos Delgado, líder do governo na Câmara Municipal, disse que foi emocionante em acompanhar o vídeo apresentado durante a cerimônia. “A valorização do que é de Uruguaiana é fundamental por ser uma maneira de apresentar nossa cidade. Além disso, a obra da Marilda, com resgates históricos e fotos maravilhosas, vão marcar época. Parabéns a todos em nome da Câmara Municipal,…
[16:37, 30/05/2023] everaldo jacques: DIVERSÃO, MÚSICA E SOLIDARIEDADE MARCAM OS 177 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE URUGUAIANA
Os 177 anos de emancipação de Uruguaiana, festejados nesta segunda-feira (29/5), tiveram como comemoração um evento especial na Orla do Rio Uruguai. O encontro, promovido pela Prefeitura de Uruguaiana, foi iniciado às 14h. Na oportunidade, também foi feita a entrega oficial do novo letreiro da cidade.
As primeiras visitas foram das escolas do município. No local, as crianças se divertiram com a Hora do Conto e jogos de damas e xadrez. Mini circuitos de futebol e tênis também foram atrações no espaço, junto a peças teatrais que fizeram a alegria da criançada.
O momento também foi de solidariedade e cuidado com o meio ambiente. O festejo marcou o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2023. Um ponto de coletas de peças foi colocado na área. Em ação do Projeto Lembrança Viva, do Grupo Felice, foi feito o plantio de uma árvore na área da orla.
Já na segunda parte da programação, após a entrega oficial do novo letreiro do município, a comunidade desfrutou dos shows musicais - com realização do Sesc Uruguaiana - da banda Rota Alternativa e do grupo Pagode Playlist.
"O orgulho da cidade natal é uma marca dos uruguaianenses. A riqueza de nossa história ligada aos potenciais do município nos engrandecem na busca por mais avanços e conquistas. O trabalho e a paixão pela nossa Terra são fundamentais para que Uruguaiana venha a ser uma cidade cada vez melhor para se viver", disse o prefeito Ronnie Mello.