04 AGO 2023
SAÚDE
SAÚDE: 162 AGENTES COMUNITÁRIOS E DE ENDEMIAS CONCLUEM CAPACITAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL
Projeto visa melhorar indicadores de qualidade de vida da população
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou cerimônia alusiva à conclusão – por parte de agentes de saúde e endemias de Uruguaiana – de capacitação do Ministério da Saúde. O curso “Saúde com Agente” foi finalizado por 107 agentes comunitários de saúde e 55 agentes de endemias – totalizando 162 servidores concluintes.
Em encontro realizado na noite desta quinta-feira (3/8) no Teatro Municipal, a Prefeitura prestou seu reconhecimento aos profissionais pela dedicação. A cerimônia teve a presença do prefeito Ronnie Mello; dos vereadores Carlos Delgado - que representou o Legislativo -, Zulma Ancinello e José Clemente; do secretário de Saúde, Diego Cantori; e da secretária-adjunta, Suziele Pivetta.
"Um momento muito especial pois é a celebração do esforço e comprometimento de cada um. Todos estão de parabéns. Toda essa dedicação é essencial na busca por uma cidade, estado e país cada vez melhores", disse o prefeito Ronnie Mello.
O programa é do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2022. A capacitação teve 1.275 horas-aula com 26 disciplinas. O curso, dividido em parte teórica e prática, foi finalizado no último dia 5 de julho.
Programa Saúde com Agente
O projeto foi aderido por 97% dos municípios brasileiros. A ação visa apoiar estados e cidades na formação e apoio aos profissionais para atuação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, foram ofertadas capacitações técnicas de acordo com as funções dos agentes de saúde e agentes de endemias.
Ao todo no país, foram 200 mil trabalhadores matriculados; 4,4 mil tutores e supervisores de tutores atuando; e 11 mil preceptores e supervisores de preceptores envolvidos.
Homenagem
O momento também foi de homenagear a pessoa que implementou o serviço na cidade. Trata-se de Elizabeth Brandi que, em 1998, foi a primeira coordenadora do grupo de agentes comunitários de saúde e quem iniciou esse trabalho em Uruguaiana.