Teve início oficialmente, nesta segunda-feira (6), o trabalho do “Centro de Operações Integradas - SOS Enchente”.
As instituições parceiras para a ação de auxílio às necessidades da população atingida pela cheia do Rio Uruguai estarão, a partir de hoje, trabalhando em conjunto em um único ponto, alinhando com mais eficiência e eficácia os processos de atendimento.
DEFESSA CIVIL CONTA COM O APOIO DE INSTITUIÇÕES
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estará à frente do trabalho, que conta com o apoio de toda a estrutura da Prefeitura Municipal, além da parceria direta com instituições como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e 6º. Batalhão de Choque, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. “A ideia é concentrar as informações e alinhar soluções para as demandas que forem surgindo, a partir do momento em que o rio Uruguai atinja os níveis acima das cotas de inundação, resultando em famílias desabrigadas e desalojadas”, explica o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
COI FARÁ ACOMPANHAMENTO DA ENCHENTE DE FORMA DIRETA
O Centro de Operações Integradas foi concebido como polo estratégico de acompanhamento, gerenciamento e tomada de decisões de qualquer ordem, programadas ou emergenciais, que afetem de forma global a segurança pública e a defesa social, durante o período que o município terá que enfrentar situações adversas geradas pelo aumento do nível do rio Uruguai.
Também estão compondo o grupo, as empresas concessionárias de energia elétrica e de água e esgoto. Acompanharam o momento, integrantes do Ministério Público, Coordenadoria Regional de Educação e Conselho Tutelar.
OS NÚMEROS DA ENCHENTE DESTA SEGUNDA-FEIRA EM URUGUAIANA
Os números divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil são os seguintes:
Desabrigados
Centro Esportivo Zona Leste
- 26 famílias (46 Adultos - acima de 17 anos, 38 crianças)
Ginásio da EE Elisa Valls
- 2 famílias (8 adultos)
Centro Esportivo Nova Esperança
-2 famílias (4 adultos e 4 crianças)
Total: 100 Pessoas
Desalojados: 53 famílias (217 pessoas)
Atualização: leitura das 18h30min
Rio Uruguai com 9,33m acima do nível normal,
CRESCENDO.
Fonte: CPRM (Serviço Geológico do Brasil)