O Hospital Santa Casa de Uruguaiana recebeu, na tarde desta quinta-feira (9/1), novos equipamentos e materiais para a clínica renal da instituição. A aquisição foi viabilizada mediante emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gomes. O valor do repasse foi de R$ 300 mil.
Com o verba, foram adquiridos: duas macas de exames com balcão em MDF; dez válvulas reguladoras de pressão com fluxômetros; 20 esfigmamômetros digitais; quatro focos de luz para procedimentos; 16 eletrorodos; 20 oxímetros de dedo; 30 termômetros clínicos; dois carros para emergência em inox; dois monitores multiparâmetros; quatro oxímetros de mesa; quatro cilindros de alumínio com válvulas/fluxômetros; dois eletrocardiógrafos; e dois aspiradores cirúrgicos.
Doença renal
O tratamento para a doença renal visa controlar a progressão da doença, corrigir outros quadros clínicos e, em alguns casos, substituir a função renal. A diálise é uma terapia renal substitutiva (TRS) que pode ser feita por meio de hemodiálise ou diálise peritoneal. A hemodiálise é feita com uma máquina que filtra o sangue, substituindo a função dos rins. A doença renal crônica não tem cura, mas a TRS pode garantir a qualidade de vida do paciente.
Estiveram presentes na entrega: o prefeito Carlos Delgado; o vice-prefeito, Telson dos Reis; o representante do deputado Carlos Gomes, Efraim Saltz; a gestora da Santa Casa, Thais Aramburu; a vereadora Lilian Cuty; a secretária municipal de Saúde, Ane Caroline Barreto; a secretária municipal de Transportes, Zulma Ancinello; e o secretário-adjunto de Saúde, Diego Cantori.
Texto: Thiago Valença/Ascom PMU
Fotos: Thais Vieira/Ascom PMU