O prefeito Carlos Delgado recebeu, nesta terça-feira (11/2), a visita de cortesia da direção eleita para conduzir o Grupo de Apoio à Polícia Civil (GAP) no biênio 2025/2026. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana. Na oportunidade, a nova diretoria e conselho fiscal do GAP e o Executivo Municipal reiteraram a parceria para apoiar a Polícia Civil e os órgãos de segurança na cidade. A direção do biênio 2025/2026 foi eleita em assembleia no último dia 29 de novembro de 2024.
“Ratificamos a nossa parceria com o GAP para que sejam alcançados novos avanços e conquistas para a Polícia Civil. Além disso, reiteramos o compromisso desse trabalho conjunto no combate à criminalidade para que Uruguaiana seja uma cidade cada vez mais segura e próspera”, declarou o prefeito Carlos Delgado.
O GAP foi criado em 1993 com o intuito de realizar trabalhos para construir, reformar ou consertar prédios, veículos, mobiliário ou qualquer outra necessidade por parte da Polícia Civil. A Câmara de Vereadores de Uruguaiana concedeu o título de utilidade pública à entidade. Desta forma, ela fica isenta do pagamento de impostos municipais a fim de garantir melhor desempenho de suas ações.
Durante a reunião, foi citada a posse de 58 novos guardas municipais ocorrida na última semana em Uruguaiana - e que de imediato já entraram em atividade. Com o aumento do efetivo, a corporação agora conta com 165 agentes. Além disso, também foi lembrado que o lançamento do edital do cercamento eletrônico de Uruguaiana acontece ainda em fevereiro de 2025. A ação visa aliar tecnologia para intensificar o controle e o combate à criminalidade.
Confira os membros da diretoria e do conselho fiscal do GAP para o biênio 2025/2026:
Diretoria: Nelson Vaz Garcia (presidente); Roberto Fagundes Ghigino (vice-presidente); Márcio dos Santos Ribeiro (tesoureiro); e José Carlos Zambiazi (1º secretário).
Conselho Fiscal – titulares: Rosana Schneider Kessler; Irênio Veiga de Mello; e Feliciano Luiz Leal Saucedo.
Conselho Fiscal – suplentes: Luis Oscar Kessler; Cláudio Tavares Leães; e Cláudio Raul Delacoste Bica.
Também estiveram presentes na reunião delegados da Polícia Civil; o secretário municipal de Governo, Paulo Fossari; e o assessor parlamentar Régis Lima, que representou o deputado estadual Frederico Antunes.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU