A Rede Pública Municipal de Ensino retoma suas atividades nesta quarta-feira (26/2), com o início do ano letivo em 32 instituições que atendem alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, totalizando 11.367 estudantes.
A secretária de Educação, Dirce Gracioso Soares, ressaltou: "Estamos empenhados em garantir um ano letivo produtivo, buscando excelência no ensino ofertado pelas nossas Escolas Municipais. Nosso compromisso é proporcionar condições ideais para que os alunos trilhem uma trajetória educacional enriquecedora."
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem intensificado os esforços para assegurar que todas as unidades escolares estejam preparadas para acolher os alunos. O objetivo é oferecer um ambiente seguro, estruturado e propício ao aprendizado.
O prefeito Carlos Delgado enfatizou: "Queremos proporcionar a melhor experiência para nossas crianças, pois a educação é um compromisso de todos nós e representa o alicerce do futuro".
Revitalização de faixas e mutirões de limpeza
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e Segurança e Trânsito (Sestra), intensificou as ações de manutenção em áreas próximas a escolas. A iniciativa, que também engloba revitalização da sinalização de trânsito, teve objetivo de preparar os educandários para a recepção dos alunos.
Os trabalhos incluíram limpeza e capina de pátios, poda de árvores, e a sequência da recuperação da pintura de faixas de pedestres e lombadas próximas às instituições de ensino. Essas ações foram realizadas para garantir ambientes mais seguros e adequados para o retorno das atividades escolares, além de proporcionar aos alunos um ambiente adequado para que possam potencializar sua aprendizagem.
Patrulha Escolar
A Secretaria de Segurança e Trânsito está implementando a Patrulha Escolar, que busca levar mais segurança à comunidade escolar, sendo composta por Guardas Civis Municipais, que se deslocam para escolas do município nos horários de entrada e saída de alunos.
Autor: Ana Carolina Gomes/Secom PMU