O Prefeito Carlos Delgado e a comitiva uruguaianense com autoridades locais concluíram a missão em Brasília nesta quinta-feira (13). O grupo de trabalho havia se deslocado até a Capital Federal na última segunda-feira e cumpriram uma série de compromissos e reuniões no Congresso Nacional, Embaixada da Jordânia e ministérios. Em menos de 72 horas no maior centro político do país, o Prefeito e comitiva conquistaram recursos e alinharam questões importantes para Uruguaiana.
DOIS MILHÕES PARA SAÚDE E INFRAESTRUTURA
Após reunião com o deputado federal Covatti Filho, foram conquistados R$ 2 milhões que serão investidos na saúde, inclusive no Projeto Movimento que atende mais de 300 crianças atípicas e na Infraestrutura, em ações estratégicas para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A confirmação do investimento foi uma resposta positiva às solicitações do Prefeito Delgado, comitiva e vereadores
ARTICULAÇÃO COM EMBAIXADOR DA JORDÂNIA PARA NOVO HOSPITAL
O grupo de trabalho uruguaianense também foi recebido na casa do Embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh, onde junto a outros embaixadores árabes, apresentaram o projeto do Hospital Universitário do Pampa, uma proposta que visa a criação da nova estrutura de saúde em parceria com a Unipampa e que está em fase de obtenção de recursos. A reunião com embaixadores aconteceu porque vários deles tem proximidade com Uruguaiana, já que o município é o lar de muitas pessoas vindas dessas regiões. Eles se mostraram interessados e se comprometeram em unir esforços para analisar o projeto e buscar formas de garantir investimentos.
PROJETO PIONEIRO COM PARCERIA EM URUGUAIANA E RIO DE JANEIRO
Em reunião estratégica na Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), o Prefeito Delgado e comitiva firmaram o compromisso de viabilizar um novo projeto para incentivar a economia local por meio do turismo. Quando acontecer, ele será pioneiro no Brasil e inicialmente estará presente em apenas duas cidades do país: Rio de Janeiro e Uruguaiana. A ação prevê um local acolhedor focado na recepção de turistas com informações sobre direitos que eles possuem como consumidores no país, inclusive em nossos free shops.
URUGUAIANA COMO UM POLO NA REGIÃO
Após serem recebidos por representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o grupo de trabalho recebeu informações sobre o Programa Cidades Intermediadoras, que busca descentralizar investimentos em serviços públicos e fomentar novos polos de desenvolvimento. O município de Uruguaiana foi um dos únicos selecionados no país para essa ação que é liderada por um dos ministérios que mais fomentam recursos financeiros para investimentos em cidades brasileiras. O programa ainda está avançando em questões burocráticas para obter os investimentos necessários.
SÉRIES DE REUNIÕES EM POUCO TEMPO
Mesmo permanecendo menos de 72 horas na Capital Federal, o prefeito Carlos Delgado e a comitiva uruguaianense fizeram uma série de reuniões para discutir investimentos em áreas estratégicas para melhoria da qualidade de vida dos moradores, como saúde, infraestrutura, esporte, educação e turismo.
Eles se reuniram com deputados e foram recebidos no ministério do turismo, onde buscaram recursos para ações de entretenimento promovidas na cidade e que atraem pessoas de diversas regiões. Também foram recebidos pelo Ministro do Esporte, Fufuca, com quem articularam investimentos por meio do novo PAC.
A comitiva uruguaianense foi composta pelo Presidente do Legislativo, Joalcei Alves, Secretário de Governo Paulo Fossari, Secretário de Comunicação, Jeffersom Mattivi, gestora da Santa Casa, Thaís Aramburu e diretora da Unipampa - Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia. Já no retorno, o Prefeito Carlos Delgado deve reabrir o Restaurante Popular nesta sexta-feira, às 10h50.
Autor: Jeffersom Mattivi/Secom PMU