A 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, reuniu mais de 600 pessoas ao longo da última sexta-feira (11/4). Artistas, gestores e representantes da sociedade civil se encontraram para discutir políticas públicas culturais e eleger os novos membros do Conselho Municipal de Cultura.
A programação do evento contou com apresentações artísticas, reuniões temáticas, exposição de obras de arte e plenárias, proporcionando um espaço amplo de escuta, reflexão e construção coletiva de propostas para o setor cultural do município.
Para o prefeito Carlos Delgado, o envolvimento da comunidade é essencial para o fortalecimento das políticas públicas. “A cultura é o que nos conecta enquanto povo, história e identidade. Ver tanta gente engajada em pensar e construir uma cidade mais plural e criativa é motivo de muito orgulho”, afirmou o prefeito.
O número de entidades representantes da sociedade civil no Conselho de Cultura aumentou de quatro para sete, com o seguinte resultado:
- Instituto Mãos da Diversidade: 84 votos
- ASESGRU: 55 votos
- Pro Arte: 55 votos
- 4ª Região Tradicionalista: 54 votos
- Coral de Uruguaiana: 48 votos
- Centro Cultural Espanhol: 39 votos
- Associação dos Artesãos (Uruarte): 22 votos
Delegados eleitos para as Conferências Estaduais de Cultura:
- Di Pablo
- Leonardo Ávila
- Henrique Neumann
- Jean Pierre (suplente)
- Olivia Escalante (suplente)
- Agnaldo Canes (suplente)
O secretário de Cultura, Lourival Gonçalves, destacou a importância da conferência como instrumento de diálogo e participação popular: “Esse encontro mostra que a cultura está viva e pulsante em nosso município. Foi um momento histórico, em que todos puderam contribuir com ideias e visões para um futuro cultural mais inclusivo e democrático”.
A 4° Conferência Municipal de Cultura foi realizada pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura, e reafirma o compromisso da Gestão Municipal com o fortalecimento da cultura local.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU