A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico (Seplan), informa que a reforma estrutural da Escola Municipal de Educação Infantil Casinha da Emília tem previsão de entrega em junho de 2025. A ação, que vai beneficiar 167 crianças matriculadas, foi iniciada em outubro de 2024 e tem como objetivo qualificar a segurança da comunidade escolar, criar espaços com acessibilidade, e evitar acidentes mediante a troca do piso do educandário.
A obra consiste na demolição de uma sala de aula que apresentava problemas estruturais; reforma estrutural de outra sala com banheiro com acessibilidade e fraldário de forma adequada; além de substituição, em toda a dependência da escola, de piso em parquet por piso cerâmico. O investimento realizado pela Prefeitura de Uruguaiana no educandário do bairro Emílio Brandi – Cohab II – é de R$ 134,9 mil.
“Cuidar das nossas crianças é olhar para o futuro. A segurança e o conforto delas são prioridade da gestão. Um ambiente com estrutura adequada qualifica o aprendizado e oferta aos profissionais a possibilidade de melhor rendimento na hora de transmitir o conhecimento. Em breve a Casinha da Emília viverá uma nova fase”, disse o prefeito Carlos Delgado.
Salas
Uma sala de aula que apresentava problemas foi demolida de forma a prezar pela segurança. Já a outra, que está sendo reformada, recebeu reforço estrutural. Ela terá um banheiro com acessibilidade adaptado às dimensões para crianças. Outro espaço revitalizado será o fraldário, para facilitar o cuidado com os bebês por parte da equipe.
Nova pintura
O trabalho também consiste na aplicação de nova pintura em todo o ambiente interno da escola. Serão aplicadas tintas com alta durabilidade e propriedades anti-fúngicas e anti-alérgicas para melhorar a qualidade de vida e aprendizado dos pequenos.
Troca do piso
A troca do piso também integra a reforma da EMEI Casinha da Emília. A escola ainda possui piso em parquet na maioria de seus espaços. Com o tempo, a estrutura se desprende do solo e pode gerar risco de acidentes. Desta forma, vai ser feita a substituição do piso em parquet, nas áreas onde está presente, pelo piso cerâmico para proporcionar maior segurança à comunidade escolar. A alteração vai ser feita em 474m² do espaço interno do educandário.
EMEI Casinha da Emília
Localizada no bairro Emílio Brandi, Cohab II, a escola municipal atende 167 crianças atualmente. A instituição conta com diretora, vice-diretora, duas coordenadoras, duas orientadoras, 11 professoras, duas professoras do Atendimento Educacional Especializado, e sete auxiliares pedagógicas.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU