A Prefeitura de Uruguaiana realiza, nesta sexta-feira (02/05), a entrega oficial da ampliação da Estratégia de Saúde da Família 7, no bairro União das Vilas. A nova estrutura representa mais um passo importante no fortalecimento da atenção básica, ampliando o cuidado com a saúde e oferecendo melhores condições de atendimento para as pessoas da região.
Antes das melhorias, a área da unidade era de 396,7m² e agora passa a ter 546,7 m² que incluem a construção de três novos consultórios, uma sala de fisioterapia equipada com aparelhos de eletroterapia e cinesioterapia, além de um consultório e uma sala destinados à farmácia. Também foram feitas melhorias na sala de recepção dos pacientes e na área externa de acesso à unidade, proporcionando mais conforto e acessibilidade.
Com uma equipe multiprofissional formada por 3 médicos, 3 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, 1 odontólogo, 1 auxiliar de saúde bucal, 10 agentes comunitários de saúde, 1 psicólogo, 1 nutricionista, 1 educador físico, 2 higienistas, 1 recepcionista, 2 fisioterapeutas, 1 farmacêutica e 1 auxiliar de farmácia, a unidade passa a atender com mais qualidade cerca de 7 mil pessoas já cadastradas, podendo alcançar até 12 mil moradores da região.
O Prefeito Carlos Delgado reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da comunidade: "Ampliar a estrutura de saúde é garantir que nossas famílias sejam atendidas com dignidade e cuidado. Estamos investindo em quem mais precisa, cuidando de cada pessoa com responsabilidade e compromisso."
A ESF 07 agora conta com equipamentos essenciais de atendimento médico e de enfermagem, incluindo Desfibrilador Externo Automático (DEA) e aparelho de eletrocardiograma. “Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, as unidades de Estratégia de Saúde da Família são a base do SUS e devem ter estrutura física e equipe capacitada para atender de forma integral, contínua e humanizada a comunidade, o que contribui diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde pública.”, relatou a secretária de saúde, Dra Ane Barreto.
A obra foi executada com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Covatti Filho com investimento de R$ 534,5 mil.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU