Nesta quinta-feira (15/5), às 16h, a Prefeitura de Uruguaiana realiza a inauguração da Sala de Lúpus e Fibromialgia na Policlínica Adulta. O espaço, pensado com cuidado e dedicação às pessoas, é mais um passo na construção de uma rede de fortalecimento ao atendimento de pacientes diagnosticados com essas doenças crônicas e seus familiares.
A nova sala funcionará todas as sextas-feiras à tarde, oferecendo suporte direto e integral às pessoas com lúpus e fibromialgia. A proposta é promover um ambiente de acolhimento e orientação, onde os pacientes encontrem caminhos para enfrentar os desafios da doença com mais dignidade e qualidade de vida.
O prefeito Carlos Delgado destacou a importância desse momento. “Criamos uma rede de fortalecimento que já vínhamos trabalhando há alguns anos. Agora avançamos mais uma etapa, de outras que virão para essas pessoas. É mais uma conquista importante para o suporte e acolhimentos aos pacientes”, destaca.
O espaço também servirá como ponto de apoio para as equipes multidisciplinares das Estratégias de Saúde da Família (ESF), contribuindo para o acolhimento adequado e o direcionamento assertivo dos pacientes às unidades de saúde de seus bairros. Além do atendimento clínico e psicológico, os pacientes poderão contar com apoio jurídico, por meio de um advogado da Secretaria Municipal de Saúde, que auxiliará com informações sobre direitos e encaminhamentos necessários.
A ação visa garantir o acompanhamento completo e contínuo dessas pessoas, promovendo um cuidado integral por meio dos serviços oferecidos nas unidades de saúde espalhadas pelos bairros. Ter esse atendimento referenciado próximo de casa faz toda a diferença para quem convive diariamente com sintomas desafiadores como dores crônicas, fadiga e alterações emocionais.
“Estamos criando um espaço de escuta, acolhimento e acompanhamento para essas pessoas, com o compromisso de garantir acesso rápido, qualificado e humano, fortalecendo toda a rede de atenção à saúde”, destaca a secretária municipal de Saúde, Ane Caroline Barreto.
Atualmente, o município de Uruguaiana já contabiliza cerca de 134 pessoas com carteirinhas de identificação de lúpus e fibromialgia. Como parte da iniciativa, serão desenvolvidos materiais informativos e cartilhas educativas, que irão apoiar os pacientes e suas famílias na jornada de tratamento.
Entre os dias 16 e 23 de maio, a Sala de Lúpus também estará recebendo os médicos das ESF's para uma capacitação conduzida por uma médica especialista em reumatologia na qual é responsável pelo acompanhamento desses pacientes em Uruguaiana.
A ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha diariamente para garantir o acesso, a humanização e o cuidado integral com a saúde da população de Uruguaiana.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU