Nesta terça-feira, 20 de maio, às 18h, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veloso, será realizada a primeira consulta pública para a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc, na qual gestores públicos e a comunidade irão dialogar para definir, juntos, as prioridades no uso dos recursos destinados à cultura.
A consulta pública tem o objetivo de apresentar o que já foi realizado até o momento, ouvir as demandas da população, e discutir novas propostas para o fortalecimento da cultura local. A participação tanto da comunidade quanto dos gestores públicos é essencial para definir, de maneira colaborativa, as prioridades e garantir que os recursos sejam aplicados de acordo com as necessidades de cada região.
O secretário municipal de Cultura, Lourival Araújo Gonçalves, destaca o caráter colaborativo da consulta pública. “Essa é uma oportunidade única de ouvir a comunidade e construir soluções para o setor cultural, com foco na diversidade e nas necessidades locais. O plano de aplicação de recursos será moldado por meio do diálogo entre poder público e sociedade, fortalecendo a cultura em todas as suas formas”.
A Política Nacional Aldir Blanc, que foi criada para apoiar a cultura durante a pandemia, prevê a destinação de recursos para ações culturais em todo o país. Uma parte desses recursos deve ser aplicada em ações fora das áreas centrais das cidades, conforme estabelecido pela legislação, enquanto o restante será decidido com a colaboração de gestores e cidadãos, por meio de uma construção conjunta. A consulta pública será uma oportunidade para isso.
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza este evento.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU