Nos primeiros cinco meses de 2025, os serviços de Atenção Primária à Saúde de Uruguaiana alcançaram uma marca expressiva: foram registrados 157.348 mil atendimentos realizados pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente no mês de maio, foram 41.280 mil atendimentos prestados, o que mostra a força de um trabalho que une cuidado, proximidade e compromisso com a saúde das pessoas.
“Cada atendimento realizado pelas nossas equipes é uma demonstração do compromisso que temos com a saúde das pessoas. Investir na prevenção é uma forma de evitar hospitalizações e superlotação no Pronto Socorro ou na UPA.”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
Atualmente, o município conta com 19 Estratégias de Saúde da Família espalhadas por diversos bairros e três UBSs localizadas na área rural. A região da Barragem Sanchuri também é atendida por uma unidade integrada da ESF. Essas estruturas formam a base do cuidado inicial em saúde e desempenham papel fundamental não apenas na recuperação de enfermidades, mas principalmente na promoção da saúde e no fortalecimento da qualidade de vida.
“O trabalho das nossas equipes vai muito além do atendimento clínico. Estamos atentos à prevenção, ao uso consciente de medicamentos e à orientação sobre hábitos saudáveis, pois entendemos que a saúde começa no dia a dia das pessoas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dra Ane Barreto.
Para ampliar o acesso, especialmente àqueles que têm dificuldade em buscar atendimento durante o horário comercial, a Prefeitura estendeu, em abril, o funcionamento de mais quatro ESFs para o terceiro turno. Agora, além da ESF 7 (União das Vilas) e da ESF 22 (Cabo Luiz Quevedo), também funcionam com horário ampliado as seguintes unidades:
• ESF 14 – Bairro Tabajara Brites
• ESF 15 – Bairro Hípica
• ESF 21 – Bairro Centro
• ESF 23 – Bairro Santo Antônio
Todas essas ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem conduzido uma gestão focada em garantir atendimento humanizado, com equipes multidisciplinares preparadas para atender com qualidade e responsabilidade.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU