Obra vai beneficiar mais de 900 alunos
A Prefeitura de Uruguaiana iniciou, na manhã desta terça-feira (1/7), a escavação para a pavimentação de concreto da Travessa Francisco Orci, no bairro São Miguel. O trecho fica ao lado da Escola Municipal Rui Barbosa, que atualmente conta com 944 estudantes. Além disso, também é acesso ao Estádio Municipal Joal de Lima e Silva, popularmente conhecido como Ferro Carril.
O intervalo, que tem 132 metros de extensão, fica entre as ruas Gregório Beheregaray e 14 de Julho. O trabalho integra o Programa Municipal de Asfaltamento, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Neste formato, mais moderno, as equipes trabalham com concreto com fibra. Este tipo de pavimentação, comum no Uruguai e Argentina, gera economia de 30% comparada à forma tradicional de asfaltamento. Além da pavimentação, a obra também comporta instalação de meio-fio e iluminação com lâmpadas de LED.
“Esse foi um compromisso firmado pela nossa gestão e que começa a virar realidade. Ações reais que geram resultado e que vêm para melhorar a infraestrutura dos bairros e a qualidade de vida das pessoas. Neste trecho, especialmente, também para proporcionar melhores condições à comunidade escolar da escola Rui Barbosa”, declara o prefeito Carlos Delgado.
A pavimentação vai ser feita de acordo com todas as normas técnicas: escavação, base de rachão, nivelamento com brita graduada e aplicação da camada de concreto com fibra.
Outras obras
Uruguaiana também tem, em andamento, obras na Rua Íris Valls, no bairro Nova Esperança; Rua Venancio Aires, bairro São João; na Rua Adir Mascia, no bairro Rio Branco; na Rua Eustáquio Ormazabal, trecho que está sendo recapeado e que abrange os bairros Nova Esperança e Alexandre Zachia (Cohab I); e na Rua Estilac Leal, onde está sendo iniciada a escavação via Programa Mediar.
Já foram finalizados, em 2025, trechos da Rua Julio de Castilhos, bairro São João; Rua Ludgério Muller, bairro Ipiranga; Rua das Peras, acesso ao conjunto habitacional Olavo Rodrigues; e o recapeamento da ligação da Avenida Setembrino de Carvalho com Rua Duque de Caxias.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU