Neste sábado (02/08), a Policlínica Adulta realizou o mutirão de atendimentos com gastroenterologistas promovido pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio, da Secretaria de Saúde. Foram os pacientes com sinais ou diagnóstico de hérnia e problemas na vesícula biliar, com 50 consultas realizadas. Todos os atendimentos foram para pacientes que já estavam aguardando na fila.
As consultas foram com os especialistas Dr. Cláudio Conte e Dr. João Henrique Conte, além da possibilidade de realizar exames de ecografia no próprio local, conforme avaliação dos médicos. Ambos atenderam os pacientes com atenção e empatia, oferecendo suporte e acolhimento para as dúvidas e dificuldades de cada um. As chamadas de atendimento foram ágeis, garantindo que nenhum paciente ficasse esperando além do necessário.
“Esse é mais um mutirão realizado com planejamento e focando em quem mais precisa. Sabemos da existência das filas de espera e, por isso, estamos criando esses mutirões para que essa demanda seja sanada. Em breve, essas filas ficaram, cada vez, menores e logo poderemos ter um atendimento mais rápido e digno.”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
E esse não é o primeiro mutirão. Em 15/03, a prefeitura já havia promovido outro mutirão para pacientes diagnosticados com indicação de colecistectomia (retirada da vesícula) e hérnia, contemplando 40 atendimentos organizados e realizados com a mesma atenção.
“Todas as nossas ações são construídas de acordo com um estudo prévio e com a avaliação de cada demanda. Esse mutirão nasce para ser resolutivo para o sistema de saúde, mas principalmente para os pacientes.”, destacou a secretária Dra. Ane Caroline Barreto.
A ação fez parte da estratégia de enfrentamento às filas da atenção especializada, com o objetivo de acelerar o cuidado em casos que envolvem sintomas digestivos complexos, dores abdominais ou cirurgias indicadas. Além de encurtar o tempo de espera, o mutirão garantiu uma escuta qualificada e um acompanhamento de perto para cada paciente.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU